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dc.creatorValverde, Luiz Henrique Ortelhado-
dc.date.accessioned2022-01-21T20:05:13Z-
dc.date.available2022-01-21T20:05:13Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4293-
dc.description.abstractEducação Ambiental Crítica, Educação Problematizadora, Dialogicidade-
dc.description.abstractThe search for the insertion of Environmental Education in a critical perspective in the planning and action of teachers was the starting point for the development of this research, which led to the realization of Continuing Education in Environmental Education with teachers working in the modality of Youth and Education Adults from two state schools in Mato Grosso do Sul, in Campo Grande/MS. The training took place in the distance format as a result of the COVID-19 pandemic. Using digital technological resources, in particular the Google Classroom platform, the training consisted of Rounds of Conversations, Web Dialogues and Interactive Challenges, with the intention of identifying which contributions teachers in the continuing education process propose to carry out a Critical Environmental Education. The contents produced by the teachers were analyzed according to Bardin's framework (1977), thus, categories were chosen based on some currents of Environmental Education by Sauvé (2005), highlighting the identification as a dominant focus on the pragmatic and critical perspectives of Education. Environmental. It was found that the conservative perspective of Environmental Education was present throughout the training course, however, along the way, it was reduced, allowing space for reflections and critical contributions, embracing Paulo Freire's assumptions as necessary elements for an Environmental Education problematizing and dialogic, whose function was to transform the look at educational practice in the classroom, especially with students of Youth and Adult Education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambiental Crítica-
dc.subjectEducação Problematizadora-
dc.subjectDialogicidade-
dc.titleEducação ambiental crítica: utopia ou desafio? Experiências em formação continuada de professores na educação de jovens e adultos na atualidadept_BR
dc.title.alternativeCritical environmental education: utopia or challenge? experiences in continuing teacher training in youth and adult education today-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vargas, Icléia Albuquerque de-
dc.description.resumoA busca da inserção de uma Educação Ambiental em uma perspectiva crítica no planejamento e ação dos professores foi o ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa, que levou a realização de uma Formação Continuada em Educação Ambiental com docentes atuantes na modalidade da Educação de Jovens e Adultos de duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, no município de Campo Grande/MS. A formação ocorreu no formato a distância em consequência da pandemia da COVID-19. Utilizando se de recursos tecnológicos digitais, em especial, da plataforma Google Classroom, a formação foi constituída de Rodas de Conversas, Web Diálogos e Desafios interativos, com a intencionalidade de identificar quais contribuições os professores em processo de formação continuada propõem para a realização de uma Educação Ambiental Crítica. Os conteúdos produzidos pelos docentes foram analisados segundo o referencial de Bardin (1977), desse modo, foram elegidas categorias fundamentadas em consonância com algumas correntes de Educação Ambiental de Sauvé (2005), destacando para identificação como enfoque dominante as perspectivas pragmáticas e críticas da Educação Ambiental. Foi apurado que a perspectiva conservadora da Educação Ambiental esteve presente em todo percurso da formação, no entanto, ao longo do trajeto, foi se reduzindo, permitindo espaço às reflexões e contribuições críticas, abraçando os pressupostos de Paulo Freire como elementos necessários para uma Educação Ambiental problematizadora e dialógica, cuja função foi transformar o olhar para a prática educativa em sala de aula, em especial com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem-
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Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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