Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11831
Tipo: Tese
Título: Estilos de Pensamento no Estágio Curricular Obrigatório na Formação de Professores
Autor(es): Benedito Rodrigues Brazil
Primeiro orientador: Wellington Pereira de Queiros
Resumo: Esta tese tem como proposta central analisar as confluências e divergências dos Estilos de Pensamento (EP) no Estágio Curricular Obrigatório (ECO) na formação de professores de Matemática e de Ciências da Natureza. A investigação concentra-se em três polos estruturantes da formação docente: a produção acadêmica (dissertações e teses), as políticas curriculares (Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs) e os documentos institucionais (Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN). A pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória, documental e sem intervenção, sustentada pelo referencial metodológico de Rosa e pelos fundamentos epistemológicos de Ludwik Fleck, José Contreras e Tomaz Tadeu da Silva. A tese foi desenvolvida no formato multipaper, composta por artigos científicos que dialogam entre si na busca por compreender como os estilos de pensamento se manifestam e se articulam nos diferentes polos da formação docente. Os resultados revelam que, nas dissertações e teses das áreas de Biologia, Química e Física, predomina o EP Reflexivo, com a presença também do EP Crítico-Reflexivo, demonstrando uma valorização da reflexão pedagógica e de uma postura crítica frente às estruturas sociais e institucionais. No caso da Educação Matemática, verificou-se a predominância dos EPs Intelectual Reflexivo, Intelectual Crítico-Reflexivo, Pesquisador Reflexivo e Pesquisador Crítico-Reflexivo. As análises das DCNs para a Formação de Professores mostram uma evolução nos estilos de pensamento predominantes ao longo dos anos. Em 2002, destacou-se o EP Tradicional-Técnico, com elementos do EP Tradicional-Reflexivo, caracterizando um estilo híbrido. Em 2015, prevaleceu o EP Reflexivo, ainda que com traços do EP Tradicional-Técnico, EP Crítico-Reflexivo e EP Pós-Crítico-Reflexivo. Já em 2019, houve um retorno ao EP Tradicional-Técnico, com elementos do EP Tradicional-Reflexivo e do EP Crítico-Técnico. As DCNs para os cursos de Matemática-Licenciatura e Bacharelado permitiram a identificação dos EPs Profissional Tradicional-Técnico, Profissional Reflexivo e Profissional Tradicional-Reflexivo. Nos PPCs do curso de Matemática-Licenciatura/CPAN, observou-se que o documento de 2004 apresenta o EP Tradicional-Técnico como predominante, com alguns elementos do EP Tradicional-Reflexivo. Já os PPCs de 2009, 2011 e 2013 evidenciam o EP Reflexivo como principal, com elementos dos EPs Crítico e Pós-Crítico. Nos PPCs mais recentes (2018, 2019 e 2022), identificou-se a predominância do EP Tradicional-Reflexivo, com elementos do EP Pós-Crítico. Constatou-se, de forma geral, a hegemonia do EP Reflexivo nos diferentes tipos de documentos analisados. Contudo, destaca-se a necessidade de ampliar as investigações sobre o EP Crítico-Transformador, que ainda aparece de forma marginal. Por fim, a tese aponta que, para a elaboração de uma proposta de Estágio Curricular na formação de professores, tanto de Matemática quanto de Ciências da Natureza, é fundamental articular as teorias epistemológicas sobre a formação docente com as DCNs voltadas à formação de professores, bem como aos cursos de Matemática e Ciências da Natureza. Essa articulação deve ser sustentada pelo diálogo com as pesquisas acadêmicas já consolidadas nos campos da Educação em Ciências e da Educação Matemática.
Abstract: This doctoral dissertation aims to analyze the convergences and divergences of Styles of Thought (ST) in the context of the Mandatory Teaching Practicum (Estágio Curricular Obrigatório – ECO) in the training of Mathematics and Science teachers. The investigation focuses on three structuring poles of teacher education: academic production (dissertations and theses), curricular policies (National Curricular Guidelines – DCNs), and institutional documents (Course Pedagogical Projects – PPCs) from the Mathematics Teacher Education Program at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), Pantanal Campus (CPAN). This is a qualitative, exploratory, and documentary research, grounded in the methodological framework of Rosa and in the epistemological foundations of Ludwik Fleck, José Contreras, and Tomaz Tadeu da Silva. Developed in a multipaper format, the thesis comprises interconnected scientific articles aimed at understanding how styles of thought emerge and articulate across different dimensions of teacher education. The results reveal a predominance of the Reflective Style of Thought in dissertations and theses in the fields of Biology, Chemistry, and Physics, with the presence of the Critical-Reflective Style as well—demonstrating an appreciation for pedagogical reflection and a critical stance toward institutional and social structures. In the field of Mathematics Education, the styles of thought identified include the Intellectual Reflective, Intellectual Critical-Reflective, Researcher Reflective, and Researcher Critical-Reflective styles. The analysis of the DCNs for Teacher Education shows an evolution in prevailing styles over time: in 2002, the dominant style was the Traditional-Technical, with elements of the Traditional-Reflective style; in 2015, the Reflective style predominated, alongside traces of the Traditional-Technical, Critical-Reflective, and Post-Critical-Reflective styles; by 2019, there was a return to the Traditional-Technical style, with elements of the Traditional-Reflective and Critical-Technical styles. The DCNs for the Mathematics Bachelor's and Licentiate Programs allowed the identification of the Professional Traditional-Technical, Professional Reflective, and Professional Traditional-Reflective styles of thought. In the analysis of the Mathematics Teacher Education Program PPCs at CPAN, the 2004 document revealed a predominance of the Traditional-Technical style, with some elements of the Traditional-Reflective. The PPCs from 2009, 2011, and 2013 presented the Reflective style as predominant, along with elements of the Critical and Post-Critical styles. The more recent PPCs (2018, 2019, and 2022) indicate a predominance of the Traditional-Reflective style, with elements of the Post-Critical style. Overall, a hegemony of the Reflective Style of Thought was observed across the analyzed documents. However, the findings highlight the need to deepen investigations into the Critical-Transformative Style of Thought, which remains marginal. Finally, the thesis argues that designing a proposal for the Teaching Practicum in teacher education—whether in Mathematics or Science—requires a meaningful articulation between epistemological theories of teacher education, the DCNs for teacher training and subject-specific courses, and the body of academic research in Science and Mathematics Education.
Palavras-chave: Estágio Curricular Obrigatório, Teorias Curriculares, Modelos Formativos, Projetos Pedagógicos de Curso, Formação de Professores.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11831
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.