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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11661
Tipo: | Dissertação |
Título: | TEORIAS IMPLÍCITAS: O ENSINAR E O APRENDER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA |
Autor(es): | VINÍCIUS GALVAN WALTER |
Primeiro orientador: | Lisiane Barcellos Calheiro |
Resumo: | A formação inicial de professores desempenha um papel fundamental na consolidação de práticas pedagógicas que favorecem a aprendizagem ativa. No entanto, apesar das diretrizes que incentivam abordagens construtivistas, muitos licenciandos ainda adotam métodos tradicionais ao planejarem suas aulas. Esse contraste entre a formação teórica e a prática docente evidencia a necessidade de investigar as crenças pedagógicas dos futuros professores e compreender como suas concepções influenciam suas escolhas metodológicas. Diante disso, esta pesquisa analisa as teorias implícitas dos licenciandos de Física, investigando como suas concepções sobre ensino e aprendizagem impactam o planejamento de aulas. Nesse contexto, o estudo propõe a seguinte questão: Quais são as teorias implícitas dos acadêmicos de Física Licenciatura da UFMS sobre o ensinar e o aprender? A análise das concepções permitiu compreender como os futuros professores articulam teoria e prática, além de apontar caminhos para o aprimoramento da formação docente. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com dez acadêmicos do curso de Física Licenciatura da UFMS, no contexto da disciplina Tópicos Especiais IV, ofertada pelo Instituto de Física. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como questionário de dilemas, entrevistas semiestruturadas e análise dos planejamentos produzidos pelos participantes da pesquisa. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, permitindo a categorização das concepções dos acadêmicos com base nas Teorias Implícitas de Ensino e Aprendizagem: Teoria Direta, Teoria Interpretativa e Teoria Construtiva. Os resultados revelaram que, embora os licenciandos reconheçam a importância das metodologias ativas e centradas no estudante, muitos ainda enfrentam dificuldades para aplicá-las em sua prática pedagógica. Essas dificuldades estão frequentemente associadas a crenças enraizadas, influenciadas por suas experiências escolares, vivências anteriores à escolarização e outros fatores. Além disso, observamos que as teorias implícitas manifestadas pelos licenciandos impactam diretamente nas suas escolhas metodológicas, evidenciando que suas concepções sobre a aprendizagem determinam as estratégias adotadas no ensino de Física. Esses resultados ressaltam a necessidade de uma formação inicial que propicie experiências práticas alinhadas ao construtivismo, auxiliando os licenciandos na superação de concepções tradicionais e na adoção de práticas pedagógicas mais inovadoras. |
Abstract: | The initial teacher education plays a fundamental role in consolidating pedagogical practices that promote active learning. However, despite guidelines encouraging constructivist approaches, many pre-service physics teachers still adopt traditional methods when planning their lessons. This contrast between theoretical training and teaching practice highlights the need to investigate future teachers' pedagogical beliefs and understand how their conceptions influence their methodological choices. In this context, this study analyzes the implicit theories of pre-service physics teachers, investigating how their conceptions of teaching and learning impact lesson planning. Thus, the research is guided by the following question: What are the implicit theories of Physics Licentiate students at UFMS regarding teaching and learning? The analysis of these conceptions allowed us to understand how future teachers articulate theory and practice, as well as to indicate ways to improve teacher education. This qualitative study was conducted with ten students from the Physics Licentiate program at UFMS, within the course Tópicos Especiais IV, offered by the Institute of Physics. Data collection involved the use of dilemma-based questionnaires, semi-structured interviews, and an analysis of the lesson plans developed by the participants. The data were analyzed through Content Analysis, enabling the categorization of the students' conceptions based on the Implicit Theories of Teaching and Learning: Direct Theory, Interpretative Theory, and Constructive Theory. The results revealed that, although pre-service teachers recognize the importance of student-centered and active methodologies, many still struggle to implement them in their teaching practice. These difficulties are often linked to deeply rooted beliefs, influenced by their schooling experiences, pre-school experiences, and other factors. Furthermore, we observed that the implicit theories expressed by the students directly impact their methodological choices, demonstrating that their learning conceptions determine the strategies adopted in physics teaching. These findings highlight the need for an initial teacher education that provides practical experiences aligned with constructivism, helping pre-service teachers to overcome traditional conceptions and adopt more innovative pedagogical practices. |
Palavras-chave: | Teorias Implícitas Formação inicial Planejamento Ensino e aprendizagem. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11661 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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