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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11657
Tipo: | Tese |
Título: | Análise do design thinking como metodologia de ensino: aderência aos modelos pedagógicos educacionais brasileiros e às concepções ideológicas de estudantes de Ciências Biológicas em uma instituição privada de educação superior em Mato Grosso do Sul |
Autor(es): | Almeida, Eduardo Carvalho de |
Primeiro orientador: | Costa, Marta Rios Alves Nunes da |
Resumo: | Esta tese investiga o Design Thinking (DT) como uma metodologia educacional inovadora focada na área das Ciências Biológicas, propondo uma alternativa para o ensino e aprendizagem. A análise concentra-se em examinar como seus princípios de centralidade no ser humano, empatia, autonomia, colaboração, resolução de problemas reais, criatividade e senso crítico alinham-se aos modelos pedagógicos prevalentes no Brasil, bem como às concepções ideológicas dos estudantes do ensino superior de uma Universidade privada no Estado de Mato Grosso do Sul. A questão de pesquisa que orienta o presente estudo é: Os princípios do Design Thinking alinham-se a quais tendências pedagógicas educacionais prevalentes no Brasil e às concepções ideológicas dos estudantes do curso de Ciências Biológicas em uma instituição privada de ensino superior? O objetivo geral deste estudo é compreender os princípios e as bases ideológicas do Design Thinking enquanto metodologia de ensino e analisar a concepção de estudantes de um curso superior na área das Ciências Biológicas sobre as mesmas. Enquanto os objetivos específicos delimitados são: (i) Apresentar uma análise de conteúdo do discurso realizada a partir de entrevistas com estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma IES da rede privada; (ii) Compreender como os princípios do Design Thinking aderem-se aos modelos pedagógicos educacionais prevalentes no Brasil e (iii) Conhecer as concepções ideológicas dos estudantes do ensino superior diante de uma metodologia ativa e criativa. Trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa e participativa, de natureza exploratória e descritiva, desenvolvida durante o ano letivo de 2023, nas dependências de uma Instituição de Ensino Superior (IES), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. O principal referencial teórico adotado foi a Teoria da Experiência de John Dewey, enquanto o referencial metodológico baseou-se na abordagem do DT desenvolvida nesta Tese. A técnica escolhida para obtenção dos dados qualitativos foi a observação participante, a partir das informações e dos materiais produzidos nas etapas do DT, além do questionário socioeconômico e da entrevista semiestruturada aplicados ao término da última etapa. O corpus que abrange tanto as experiências de aprendizagem dos estudantes quanto o alinhamento aos modelos pedagógicos educacionais foi tratado com base na Análise de Conteúdo segundo Bardin, com o emprego do software Atlas.ti. Os resultados indicam que os princípios do método DT aderem-se às bases ideológicas de uma mescla de modelos pedagógicos de tendência liberal renovada progressivista e renovada não-diretiva, promovidas pelos discursos das metodologias ativas, autonomia e protagonismo dos estudantes. Em relação às concepções ideológicas dos estudantes, a discussão centrou-se no processo de naturalização ideológica, por meio da adesão dos princípios de autonomia, colaboração, reflexão crítica e aprendizagem significativa. Esses aspectos facilitaram a aceitação do método DT como uma metodologia eficaz, bem como à promoção de uma cultura educacional mais alinhada com as necessidades e expectativas contemporâneas dos estudantes. Portanto, a tese corrobora com a assertiva de que o método Design Thinking como metodologia ativa e criativa de ensino é ideológico. |
Abstract: | This thesis investigates Design Thinking (DT) as an innovative educational methodology focused on the field of Biological Sciences, proposing an alternative for teaching and learning. The analysis concentrates on examining how its principles of human centrality, empathy, autonomy, collaboration, real problem-solving, creativity, and critical thinking align with the prevailing educational pedagogical models in Brazil, as well as the ideological conceptions of higher education students at a private university in the state of Mato Grosso do Sul. The guiding research question of the present study is: To which prevailing educational pedagogical trends in Brazil do the principles of Design Thinking align, and what are the ideological conceptions of Biological Sciences students at a private higher education institution? The overall objective of this study is to understand the principles and ideological foundations of Design Thinking as a teaching methodology and to analyze the perceptions of higher education students in the field of Biological Sciences regarding these principles. The specific objectives delineated are: (i) To present a content analysis of the discourse conducted through interviews with students from a private higher education institution's Biological Sciences program; (ii) To understand how the principles of DT adhere to the prevailing educational pedagogical models in Brazil; and (iii) To explore the ideological conceptions of higher education students in relation to an active and creative methodology. This is an applied research study of the intervention research type, featuring a qualitative and participatory approach, characterized as exploratory and descriptive in nature, developed during the academic year of 2023 within a higher education institution (IES) in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil. The primary theoretical framework adopted was John Dewey's Theory of Experience, while the methodological framework was based on the DT approach developed in this thesis. The chosen technique for obtaining qualitative data was participant observation, utilizing the information and materials produced during the stages of DT, as well as a socioeconomic questionnaire and semi-structured interviews conducted at the conclusion of the final stage. The corpus encompassing both the students' learning experiences and the alignment with educational pedagogical models was analyzed based on Content Analysis according to Bardin, employing Atlas.ti software. The results indicate that the principles of the DT method align with the ideological foundations of a blend of educational pedagogical models reflecting renewed progressive liberal and non-directive trends, promoted by the discourses surrounding active methodologies, interdisciplinarity, student protagonism, and inclusive education. Regarding the ideological conceptions of the students, the discussion centered on the process of ideological naturalization, through the adherence to principles of autonomy, collaboration, critical reflection, and meaningful learning. These aspects facilitated the acceptance of the DT method as an effective methodology, as well as the promotion of an educational culture more aligned with the contemporary needs and expectations of the students. Therefore, the thesis supports the assertion that the Design Thinking method, as an active and creative teaching methodology, is ideological. |
Palavras-chave: | Ciências Biológicas Design Thinking Ideologia Método de Ensino Pragmatismo |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11657 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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