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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11597
Tipo: | Tese |
Título: | Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em uma abordagem interdisciplinar usando TDIC como especialistas |
Autor(es): | Naltilene Teixeira Costa Silva |
Primeiro orientador: | Paulo Ricardo da Silva Rosa |
Resumo: | Um dos problemas do processo de ensino é a fragmentação do conhecimento. Como consequência, os estudantes ficam sem ferramentas para resolver problemas advindos de um contexto que exigem a participação de mais de uma disciplina para serem resolvidos. O fato de a formação e o currículo serem disciplinares em todos os níveis, os professores acabam por não ter disponíveis metodologias adequadas para desenvolverem atividades interdisciplinares. Baseado no referencial metodológico para a construção de uma Ilha de Racionalidade Interdisciplinar(IRI) proposto por Gérard Fourez e colaboradores e tendo como referencial de aprendizagem a Teoria do Desenvolvimento como processo sócio-histórico na perspectiva de Vygotsky, foi desenvolvida, com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, uma Sequência de um Percurso Interdisciplinar (SPI) sobre o problema complexo “como se dá a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica em residências”? A investigação relatada neste trabalho, de natureza empírica qualitativa com intervenção, teve como objetivo avaliar a efetividade dessa SPI em levar estudantes do Ensino Médio a construírem uma representação interdisciplinar de conceitos ligados ao problema complexo. Os encontros aconteceram de forma presencial e utilizaram tanto a sala de aula dos estudantes como o laboratório de informática da escola. Os instrumentos de coleta de registros e os materiais analisados nesta pesquisa foram as atividades e as sínteses produzidas pelos estudantes em sala de aula, bem como as transcrições das gravações em áudios dos encontros, os registros do diário de bordo da pesquisadora e uma entrevista semiestruturada que foi realizada no final da aplicação da SPI. Para analisar o grau de interdisciplinaridade presente nas representações dos estudantes foram desenvolvidas duas ferramentas: Mapas Topológicos e o Índice de Interdisciplinaridade. A partir da análise dos dados construídos foi possível observar a efetividade da SPI para que os estudantes construíssem uma representação interdisciplinar do problema complexo, na forma de mapas mentais. Os Índices de Interdisciplinaridade, obtidos a partir dos mapas topológicos construídos, foram todos positivos, evidenciando o estabelecimento de relações entre distintas disciplinas. |
Abstract: | One of the problems of the teaching process is the fragmentation of knowledge. As a consequence, students are left without tools to solve problems arising from a context that require the participation of more than one discipline to be solved. The fact that training and curriculum are disciplinary at all levels, teachers end up not having adequate methodologies available to develop interdisciplinary activities. Based on the methodological framework for the construction of an Island of Interdisciplinary Rationality (IRI) proposed by Gérard Fourez and collaborators and having as a learning reference the Theory of Development as a socio-historical process from Vygotsky's perspective, was developed with students of the third year of High School a Sequence of an Interdisciplinary Path (SPI) on the complex problem "How does the generation, transmission and distribution of electricity in homes take place"? The investigation reported in this work, of a qualitative empirical nature with intervention, aimed to evaluate the effectiveness of this SPI in leading high school students to build an interdisciplinary representation of concepts related to the complex problem mentioned above. The meetings took place in person and used both the students' classroom and the school's computer lab. The instruments for collecting records and the materials analyzed in this research were the activities and syntheses produced by the students in the classroom, as well as the transcriptions of the audio recordings of the meetings, the records of the researcher's logbook and a semi-structured interview that was conducted at the end of the application of the SPI. To analyze the degree of interdisciplinarity present in the students' representations, two tools were developed: Topological Maps and the Interdisciplinarity Index. From the analysis of the data constructed, it was possible to observe the effectiveness of the SPI so that the students could build an interdisciplinary representation of the complex problem, in the form of mental maps. The Interdisciplinarity Indexes, obtained from the topological maps constructed, were all positive, evidencing the establishment of relationships between different disciplines. |
Palavras-chave: | Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica: uma abordagem interdisciplinar |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11597 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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