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Tipo: Dissertação
Título: A GESTÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL MATAS DO SEGREDO EM CAMPO GRANDE/MS
Autor(es): Kássia Aparecida Pereira de Oliveira
Primeiro orientador: Rogerio Rodrigues Faria
Resumo: Na década de 1970, após a Conferência de Estocolmo, as nações mundiais começaram a reconhecer a importância da biodiversidade global como um fator crucial para a saúde do planeta. Portanto, assumiu-se um compromisso global de manter parte dos biomas preservados para que todas as gerações possam desfrutar da sua beleza paisagística e dos benefícios que se têm ao ter contato com o meio ambiente natural. Com este intuito, temos as Unidades de Conservação (UCs), que acabam sendo a principal forma de se manter os biomas e a biodiversidade. Afim de melhor explorar as potencialidades das Unidades de Conservação, como instrumento de conservação e preservação ambiental, delimitamos nosso estudo em torno da proposta de analisar, discutir e refletir sobre as informações levantadas a respeito de como ocorre a disseminação da Educação Ambiental (EA) dentro do Parque Estadual Matas do Segredo (PEMS). No intento de atendermos aos nossos objetivos, dividimos este trabalho em duas seções, que estão em formato de artigo científico. Na primeira seção discorremos sobre as ações e a motivação do Estado em promover a EA no âmbito do PEMS. A primeira seção, revelou que a disseminação da EA acontece por meio do Projeto Florestinha e que tem um viés preservacionista. Na segunda seção, tratamos das questões referentes a Gestão Ambiental e sua importância na disseminação da Educação Ambiental (EA) na referida UC. Para atendermos a este ponto da pesquisa, realizamos a análise das atas do Conselho Consultivo do PEMS, referentes aos biênios 2019-2021 e 2021-2023. Deste modo, entendemos algumas estratégias utilizadas na gestão do PEMS, para ampliar o conhecimento da comunidade a respeito da existência do parque, como a necessidade da elaboração do Plano de Uso Público e da revisão do Plano de Manejo. Esta análise revelou a ocorrência de “Um Dia no Parque”, um evento pontual que acontece uma vez no ano. Evidenciou-se nesta seção que, as atuais atividades de EA desenvolvidas no parque são importantes, mas a EAC pode aprofundar as discussões sobre a gestão ambiental, considerando a justiça social e a necessidade de transformação social. Compreendemos que integrar a pesquisa científica, a gestão ambiental e a educação ambiental, sob a perspectiva da EA, permitirá ao PEMS se tornar um espaço educador sustentável, capaz de gerar resultados mais eficazes e duradouros na proteção do meio ambiente.
Abstract: In the 1970s, following the Stockholm Conference, the world’s nations began to recognize the importance of global biodiversity as a crucial factor in the health of the planet. Therefore, a global commitment was made to keep part of the biomes preserved so that all generations can enjoy their natural beauty and the benefits of having contact with the natural environment. For this purpose, we have Conservation Units (CUs), which are the main way to preserve biomes and biodiversity. In order to better explore the potential of Conservation Units, as an instrument of conservation and environmental preservation, we focused our study on analyzing, discussing, and reflecting on the information collected regarding how Environmental Education (EE) is disseminated in the Parque Estadual Matas do Segredo (Matas do Segredo State Park, PEMS). In an attempt to achieve our objectives, we divided this work into two sections in scientific article format. The first section, we discuss the actions and motivation of the State in promoting EE within the scope of PEMS. The first section revealed that the dissemination of EE happens through the Projeto Florestinha, which has a preservationist bias. In the second section, we address issues relating to Environmental Management and its importance in the dissemination of Environmental Education (EE) in the aforementioned UC. To address this point in the research, we analyzed the minutes of the PEMS Advisory Council, referring to the 2019-2021 and 2021-2023 biennia. In this way, we understand some strategies used in the management of PEMS, to increase the community's knowledge regarding the existence of the park, such as the need to prepare the Public Use Plan and review the Management Plan. This analysis revealed the occurrence of “Um Dia no Parque,” a one-off event that happens once a year and serves to bring the community closer to the UCs. It was evident in this section that the current EE activities developed in the park are important, but the CEE can deepen discussions on environmental management, considering social justice and the need for social transformation. We understand that integrating scientific research, environmental management, and environmental education, from the perspective of CEE, will allow PEMS to become a sustainable educational space capable of generating more effective and lasting results in protecting the environment.
Palavras-chave: Parque Estadual
Biodiversidade
Cerrado
Meio Ambiente Natural
Perímetro Urbano
Atas
Conselho Consultivo.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11591
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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