Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11556
Tipo: | Dissertação |
Título: | O MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Autor(es): | Luana Moura Pinto |
Primeiro orientador: | Maria Helena da Silva Andrade |
Resumo: | A dissertação investiga o papel do Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq) como um espaço de ensino não formal para a Educação Ambiental Crítica. O estudo busca compreender como o acervo arqueológico e as atividades lúdicas do museu podem sensibilizar o público sobre a relação entre humanidade e natureza. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada na análise de conteúdo e na percepção dos membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (CIEA/MS) sobre o papel do MuArq. A dissertação adotou o formato multipaper e está estruturada em três capítulos principais: 1ºRelação entre museus, Educação Ambiental Crítica e CIEA – Aborda a importância dos museus como espaços educativos e sua interação com as políticas públicas de Educação Ambiental. 2ª Percepção da Educação Ambiental no MuArq – Analisa como o público e os educadores ambientais percebem o museu como ferramenta educativa. 3º Propostas para um Plano de Educação Ambiental no MuArq – Propõe estratégias pedagógicas para integrar a Educação Ambiental ao espaço museológico, incluindo a produção de um livro educativo. Os resultados mostram que o MuArq pode contribuir significativamente para a Educação Ambiental ao associar a preservação do patrimônio arqueológico a reflexões críticas sobre sustentabilidade e identidade cultural. Além disso, destaca-se a necessidade de maior alinhamento entre as diretrizes da Educação Ambiental e as atividades museológicas, reforçando o papel do museu na construção de uma consciência ambiental coletiva. A dissertação conclui que a integração entre museus e Educação Ambiental Crítica tem potencial transformador, promovendo novas formas de aprendizagem e sensibilização ecológica. A pesquisa também aponta desafios como a falta de representatividade de povos tradicionais nas iniciativas educacionais e a necessidade de fortalecimento das políticas públicas voltadas para espaços não formais de ensino. |
Abstract: | The dissertation investigates the role of the UFMS Archaeology Museum (MuArq) as a non-formal educational space for Critical Environmental Education. The study aims to understand how the museum's archaeological collection and interactive activities can raise public awareness about the relationship between humanity and nature. The research adopts a qualitative and exploratory approach, based on content analysis and the perception of members of the Interinstitutional Commission on Environmental Education of Mato Grosso do Sul (CIEA/MS) regarding MuArq’s role.The dissertation follows a multipaper format and is structured into three main chapters: 1º Relationship between Museums, Critical Environmental Education, and CIEA – Discusses the importance of museums as educational spaces and their interaction with public policies on Environmental Education. 2º Perception of Environmental Education at MuArq – Analyzes how the public and environmental educators perceive the museum as an educational tool. 3º Proposals for an Environmental Education Plan at MuArq – Suggests pedagogical strategies to integrate Environmental Education into the museum space, including the creation of an educational book. The results show that MuArq can significantly contribute to Environmental Education by linking the preservation of archaeological heritage with critical reflections on sustainability and cultural identity. Moreover, the study highlights the need for better alignment between Environmental Education guidelines and museum activities, reinforcing the museum’s role in building collective environmental awareness. The dissertation concludes that integrating museums with Critical Environmental Education has transformative potential, fostering new forms of learning and ecological awareness. The research also identifies challenges such as the lack of representation of traditional communities in educational initiatives and the need to strengthen public policies aimed at non-formal education spaces. |
Palavras-chave: | O MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11556 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.