Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11540
Tipo: Dissertação
Título: AS CONCEPÇÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICAS INTEGRADORAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Autor(es): FLAVIA RENATA LEMES DE BODAS
Primeiro orientador: Nadia Cristina Guimaraes Errobidart
Resumo: A falta de uma definição sobre a interdisciplinaridade e esclarecimentos sobre como promover a integração de conhecimentos disciplinares, motivou a realização desta pesquisa. Nela investigamos os 13 livros didáticos de Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Mapeamos as definições apresentadas nos livros para interdisciplinaridade e como os autores sugerem a integração de conhecimentos disciplinares, na execução das propostas em projetos de STEAM. Para analisar os dados coletados, partimos do resultado de uma pesquisa bibliográfica, a partir do qual caracterizamos as formas de integração de conhecimentos e os referenciais usados nos últimos dez anos, pelos pesquisadores da área de ensino. Como referencial teórico, sistematizamos as ideias sobre disciplina e as formas de integração de conhecimentos definidas pelos autores indicados na literatura analisada, construindo um quadro teórico, empregado para analisar os 13 livros didáticos e os respectivos manuais do professor. Como resultados destacamos que a definição de interdisciplinaridade, a partir de autores mencionados na literatura, identificada explicitamente em apenas dois exemplares: Ivani Fazenda e Hilton Japiassú. De forma implícita, considerando as palavras-chaves que associamos as definições destes referenciais, inferimos que em um livro a concepção de interdisciplinaridade aproxima-se à de Jurjo Santomé, pois a compreende como a interação entre diferentes disciplinas. Três livros indicam Fernando Hernández-Hernández, Edgar Morin, Regina Bochniak e William Bender, respectivamente, como aporte e dois outros discutem integração de conhecimentos, sem definir a interdisciplinaridade. Quanto aos projetos consideramos que os objetivos propostos estão claramente redigidos, mas alguns parecem utópicos, pois sugerem alcançar a alfabetização científica da comunidade a partir de atividades complexas, que não são contempladas nos objetivos. Em relação as etapas propostas para organização da prática integradora, temos projeto que possui sete e outro com 12 e nos dois casos consideramos necessário inserir sub etapas para melhorar a execução das ações e atingir os objetivos propostos. Todas as propostas analisadas consideram que os estudantes possuem conhecimentos prévios para execução de ações como a coleta de dados por meio de entrevistas. Faltam orientações sobre: como levantar os temas de interesse da comunidade; como coletar amostras e analisá-las; como elaborarem os pôsteres e infográficos. Quanto a integração de conhecimentos consideramos que nenhum dos projetos tem potencial para atingir a finalidade sugerida pelos autores.
Abstract: The lack of a definition of interdisciplinarity and clarifications on how to promote the integration of disciplinary knowledge motivated this research. In it, we investigated the 13 textbooks of Integrative Projects in the area of Natural Sciences and their Technologies. We mapped the definitions presented in the books for interdisciplinarity and how the authors suggest the integration of disciplinary knowledge in the execution of proposals in STEAM projects. To analyze the collected data, we started from the result of a bibliographic research, from which we characterized the forms of knowledge integration and the references used in the last ten years by researchers in the area of education. As a theoretical reference, we systematized the ideas about discipline and the forms of knowledge integration defined by the authors indicated in the analyzed literature, constructing a theoretical framework, used to analyze the 13 textbooks and the respective teacher's manuals. As results, we highlight that the definition of interdisciplinarity, based on authors mentioned in the literature, was explicitly identified in only two examples: Ivani Fazenda and Hilton Japiassú. Implicitly, considering the keywords that we associate with the definitions of these references, we infer that in one book the concept of interdisciplinarity is close to that of Jurjo Santomé, since it understands it as the interaction between different disciplines. Three books indicate Fernando Hernández-Hernández, Edgar Morin, Regina Bochniak and William Bender, respectively, as contributions, and two others discuss the integration of knowledge, without defining interdisciplinarity. Regarding the projects, we consider that the proposed objectives are clearly written, but some seem utopian, since they suggest achieving scientific literacy in the community through complex activities, which are not contemplated in the objectives. Regarding the proposed steps for organizing the integrative practice, one project has seven and another has 12, and in both cases we consider it necessary to include sub-steps to improve the execution of the actions and achieve the proposed objectives. All the proposals analyzed assume that the students have prior knowledge to execute actions such as data collection through interviews. There is a lack of guidance on: how to identify topics of interest to the community; how to collect samples and analyze them; how to prepare posters and infographics. Regarding the integration of knowledge, we consider that none of the projects has the potential to achieve the purpose suggested by the authors.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Representações Interdisciplinares
Projetos Integradores
STEAM
Análise Documental.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11540
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FLAVIA BODAS PUBLICADA.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.