Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11538
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dc.creatorArakaki, Nathalie de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-03-07T14:45:33Z-
dc.date.available2025-03-07T14:45:33Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11538-
dc.description.abstractThere are legal bases that guide Environmental Education, such as the National Curricular Base (BNCC), National Curricular Parameters (PCNs), Education Bases and Guidelines Law (LDB) and National Environmental Education Policy (PNEA). These documents indicate that Environmental Education must be present at all school levels, including higher education. Some undergraduate and bachelor's degrees still have gaps in their curriculum regarding environmental issues, which can create obstacles or doubts for future teachers. The present work aims to analyze Environmental Education in Biological Sciences courses at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) and the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) through the application of questionnaires to undergraduate teachers and students of the Biological Sciences course. The research will have a qualitative and quantitative approach, which will enable the promotion of reflections on the curriculum of the Bachelor's and Degree course in Biological Sciences at UFMS and the Bachelor's Degree at UEMS, in addition to a greater perception of Environmental Education on the part of students and teachers . It is believed that this research could contribute to the advancement of training in Environmental Education, both academically and in the educational practice of teachers.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEnsino Superior-
dc.subjectTemática Ambiental-
dc.subjectGraduação-
dc.titleA educação ambiental na grade curricular dos cursos de Ciências Biológicas em universidades públicas de Campo Grande - MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Helena da Silva-
dc.description.resumoExistem embasamentos legais que norteiam a Educação Ambiental, como a Base Nacional Curricular (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Lei de Bases e Diretrizes da Educação (LDB) e Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Esses documentos indicam que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis escolares, incluindo no ensino superior. Alguns cursos de licenciatura e bacharelado ainda apresentam lacunas em sua ementa curricular no que diz respeito à temática ambiental, o que pode gerar empecilhos ou dúvidas para os futuros professores. O presente trabalho propõe-se a analisar a Educação Ambiental nos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) através da aplicação de questionários aos professores da graduação e alunos do curso de Ciências Biológicas. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e quantitativa, que possibilitará o fomento de reflexões sobre a grade curricular do curso de Bacharelado e Licenciatura de Ciências Biológicas da UFMS e do Bacharelado da UEMS, além de uma maior percepção da Educação Ambiental por parte dos alunos e professores. Acredita-se que essa pesquisa poderá contribuir para o avanço na formação em Educação Ambiental, tanto no âmbito acadêmico como na prática educativa dos docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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