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Tipo: Dissertação
Título: SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL: O PLANEJARE O FAZER NO CONTEXTO DE UMA OFICINA DE FÍSICA.
Autor(es): AMANDA CRISTINA NAUJORKS
Primeiro orientador: Lisiane Barcellos Calheiro
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a mobilização dos saberes docentes por professores em formação inicial, buscando identificar como esses saberes são aplicados durante o planejamento e a implementação de uma oficina de Física para estudantes do Ensino Médio em uma escola estadual de Campo Grande-MS. Teve como problema de pesquisa “Quais saberes docentes são mobilizados por professores em formação inicial durante o planejamento e a implementação de uma oficina de Física para estudantes do Ensino Médio?”. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, e planejamento de aula dos licenciandos, sendo analisadas pela Análise de Conteúdo de Bardin (2021). Os resultados da pesquisa evidenciam a importância de repensar a formação inicial de professores, buscando oferecer experiências mais significativas e que preparem os futuros docentes para os desafios da profissão, sendo a metodologia de planejamento e implementação de oficinas uma experiência importante para os licenciandos. A pesquisa também revelou que, os licenciandos, em sua maioria, não demonstram um domínio profundo dos conteúdos de física e enfrentam desafios para transpor esses conhecimentos para a prática docente. Ao analisar os planejamentos dos licenciandos, observou-se uma grande diversidade: enquanto alguns demonstraram um bom domínio dos saberes docentes e elaboraram planejamentos mais completos, outros apresentaram dificuldades na organização das atividades e na definição de objetivos. Além disso, a pesquisa chama a atenção para a importância de uma formação inicial que contemple a participação ativa dos estudantes em ambientes escolares desde os primeiros semestres do curso. Que ao serem envolvidos em atividades de planejamento e execução de aulas, os licenciandos têm a oportunidade de construir e consolidar seus saberes de forma mais significativa, uma vez que são confrontados com as demandas e desafios do cotidiano escolar. As mudanças sugeridas para a formação inicial incluem uma maior integração entre universidade e escolas, para que os saberes experienciais e de formação profissional sejam construídos gradativamente durante a formação inicial, e não apenas nos anos finais, nas disciplinas de estágio. Além de sugerir a criação de disciplinas de extensão visando proporcionar mais oportunidades práticas aos licenciandos e mobilização de saberes docentes.
Abstract: This research aimed to investigate the mobilization of teaching knowledge by pre-service teachers, seeking to identify how this knowledge is applied during the planning and implementation of a Physics workshop for high school students at a public school in Campo Grande-MS, Brazil. The research problem was: “What teaching knowledge is mobilized by pre-service teachers during the planning and implementation of a Physics workshop for high school students?” The study adopted a qualitative approach with an exploratory design. Data were collected through semi-structured interviews and lesson plans developed by the pre-service teachers and analyzed using Bardin’s (2021) Content Analysis. The research findings highlight the importance of rethinking initial teacher education to provide more meaningful experiences that prepare future educators for the challenges of the teaching profession. The methodology of planning and implementing workshops proved to be a valuable experience for the pre-service teachers. However, the study also revealed that most participants did not demonstrate a deep mastery of Physics content and faced challenges in translating this knowledge into teaching practice. The analysis of the pre-service teachers’ lesson plans revealed considerable diversity: while some demonstrated strong command of teaching knowledge and created more comprehensive plans, others encountered difficulties in organizing activities and defining objectives. Furthermore, the study emphasizes the importance of initial teacher education programs incorporating active student participation in school environments from the early semesters of the course. By engaging in lesson planning and execution, pre-service teachers have the opportunity to construct and consolidate their knowledge more effectively as they are confronted with the demands and challenges of the school environment. The suggested changes for initial teacher education include fostering stronger integration between universities and schools so that experiential and professional knowledge is developed gradually throughout the training process, rather than being concentrated in the final years during internship courses. The study also recommends creating extension courses to provide more practical opportunities for pre-service teachers, enhancing their ability to mobilize teaching knowledge.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores
Ensino de Física
Saberes Docentes
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11442
Data do documento: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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