Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11431
Tipo: | Dissertação |
Título: | Proposta de utilização de tradução dos artigos originais de Gay Lussac e Avogadro para a formação de professores de química |
Título(s) alternativo(s): | Proposal to use a translation of the original articles by Gay Lussac and Avogadro for the training of chemistry teachers |
Autor(es): | Kisfaludy, Adriana Bispo dos Santos |
Primeiro orientador: | Queirós, Wellington Pereira de |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo realizar uma proposta de utilização de uma tradução comentada dos Artigos de Gay Lussac e Avogadro para que seja utilizada por professores e historiadores da Ciência. Neste sentido, pretendemos responder a seguinte questão de pesquisa: Como as traduções comentadas dos originais de Gay Lussac e Avogadro poderá contribuir para a formação de professores. Para tanto, foi utilizada metodologia da pesquisa documental para fazer uma busca e realizar um estudo histórico dos artigos de Gay Lussac “Combinaison des substances gazeuses les unes avec les outres”, e Avogadro “Manière de déterminer les masses relatives des molécules des corps e les proportions selon lesquelles entrent dans les combinaisons”. Foi feita uma tradução comentada dos artigos desses cientistas, e constatamos que o postulado proposto por Gay Lussac permitiu a elaboração de toda uma análise sobre o comportamento volumétrico dos gases, que contribuiu posteriormente para o estudo dos diferentes comportamentos gasosos, enquanto, o artigo de Avogadro contribuiu para a quantificação das moléculas que compõem uma substância, o que culminou mais tarde para a determinação da famosa constante de Avogadro. Assim, a análise desses textos originais pode servir de oportunidade para discutir questões de natureza da ciência. Enfim, foi elaborada uma proposta de texto paradidático que tem por finalidade contribuir para formação de professores de Química. |
Abstract: | This present research has aimed to make a proposal to use a commented translation of some articles written by Gay Lussac and Avogadro to be exploited by teachers and science historians. In this respect, it was intended to answer the following research question: How can the commented criticism of the originals by Gay Lussac and Avogadro contribute to preparing teachers? Therefore, the documentary research methodology was used to search and conduct a historical study of Gay Lussac's scientific articles “Combinaison des substances gazeuses les unes avec les outres”, and Avogadro “Manière de déterminer les masses relatives des molécules des corps e les proportions selon lesquelles entrent dans les combinaisons”. A commented translation of the scientific articles written by these scientists was made, and it was found that the postulates proposed by Gay Lussac allowed a study of the analysis of the volumetric gases behavior, which contributed to the study of different gaseous uses; whereas, the article of Avogadro contributed for the quantification of the molecules that make up a substance, or which culminated in determining the famous Avogadro himself constant. Thereby, an analysis of these original texts may serve as an opportunity to discuss questions of the scientific nature. In this sense, an educational text proposal was elaborated to contribute to the training of chemistry teachers. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Tradução Comentada Gay Lussac Amadeo Avogadro Formação de Professores |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11431 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana Bispo dos Santos Kisfaludy .pdf | 16,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons