Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11431
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de utilização de tradução dos artigos originais de Gay Lussac e Avogadro para a formação de professores de química
Título(s) alternativo(s): Proposal to use a translation of the original articles by Gay Lussac and Avogadro for the training of chemistry teachers
Autor(es): Kisfaludy, Adriana Bispo dos Santos
Primeiro orientador: Queirós, Wellington Pereira de
Resumo: O presente estudo teve como objetivo realizar uma proposta de utilização de uma tradução comentada dos Artigos de Gay Lussac e Avogadro para que seja utilizada por professores e historiadores da Ciência. Neste sentido, pretendemos responder a seguinte questão de pesquisa: Como as traduções comentadas dos originais de Gay Lussac e Avogadro poderá contribuir para a formação de professores. Para tanto, foi utilizada metodologia da pesquisa documental para fazer uma busca e realizar um estudo histórico dos artigos de Gay Lussac “Combinaison des substances gazeuses les unes avec les outres”, e Avogadro “Manière de déterminer les masses relatives des molécules des corps e les proportions selon lesquelles entrent dans les combinaisons”. Foi feita uma tradução comentada dos artigos desses cientistas, e constatamos que o postulado proposto por Gay Lussac permitiu a elaboração de toda uma análise sobre o comportamento volumétrico dos gases, que contribuiu posteriormente para o estudo dos diferentes comportamentos gasosos, enquanto, o artigo de Avogadro contribuiu para a quantificação das moléculas que compõem uma substância, o que culminou mais tarde para a determinação da famosa constante de Avogadro. Assim, a análise desses textos originais pode servir de oportunidade para discutir questões de natureza da ciência. Enfim, foi elaborada uma proposta de texto paradidático que tem por finalidade contribuir para formação de professores de Química.
Abstract: This present research has aimed to make a proposal to use a commented translation of some articles written by Gay Lussac and Avogadro to be exploited by teachers and science historians. In this respect, it was intended to answer the following research question: How can the commented criticism of the originals by Gay Lussac and Avogadro contribute to preparing teachers? Therefore, the documentary research methodology was used to search and conduct a historical study of Gay Lussac's scientific articles “Combinaison des substances gazeuses les unes avec les outres”, and Avogadro “Manière de déterminer les masses relatives des molécules des corps e les proportions selon lesquelles entrent dans les combinaisons”. A commented translation of the scientific articles written by these scientists was made, and it was found that the postulates proposed by Gay Lussac allowed a study of the analysis of the volumetric gases behavior, which contributed to the study of different gaseous uses; whereas, the article of Avogadro contributed for the quantification of the molecules that make up a substance, or which culminated in determining the famous Avogadro himself constant. Thereby, an analysis of these original texts may serve as an opportunity to discuss questions of the scientific nature. In this sense, an educational text proposal was elaborated to contribute to the training of chemistry teachers.
Palavras-chave: Ensino de Química
Tradução Comentada
Gay Lussac
Amadeo Avogadro
Formação de Professores
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11431
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Bispo dos Santos Kisfaludy .pdf16,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons