Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11414
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de sequência didática sobre hábitos alimentares e nutricionais para alunos do 8º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): A proposal for a didactic sequence on eating and nutritional habits for 8th year elementary school students
Autor(es): Carvalho, Daniela Santana de
Primeiro orientador: Machado, Vera de Mattos
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo elaborar uma SD de orientação para uma alimentação saudável para alunos do 8º ano do ensino fundamental que contribuísse com as aulas do professor de Ciências da escola participante da pesquisa e que propiciassem aos alunos repensarem seus hábitos alimentares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que envolveu levantamento bibliográfico, entrevista, emprego de questionários e elaboração e aplicação de uma SD junto aos sujeitos da pesquisa (professor de Ciências e alunos). Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. O referencial teórico que proporcionou o suporte desta pesquisa abordou sobre Hábitos de Alimentação e Nutrição Saudável, Currículo do ensino Fundamental, Ensino de Ciências, Educação e Saúde e Sequência Didática. O produto final desta pesquisa foi uma Sequência Didática sobre Hábitos Alimentares e Nutricionais que foi aplicada para 28 alunos de uma turma do 8º ano do ensino fundamental (EF), de uma escola pública estadual de Campo Grande-MS e elaborada pela pesquisadora em conjunto com o professor de Ciências da escola. Pelos resultados apresentados, atestamos que a SD elaborada, aplicada e avaliada no presente estudo contribuiu com as aulas de Ciências e para que os alunos repensassem sobre seus hábitos alimentares.
Abstract: This research aimed to develop a guidance SD for healthy eating for students of the 8th grade of elementary school, to contribute to the class teacher of participant research school science and that could provide students rethink their eating habits. It is a qualitative research, exploratory, which involved literature review, interviews, questionnaires and developing and implementing a Didactic Sequence with the research subjects (science teacher and students). Data were analyzed using content analysis. The theoretical framework that provided the support of this research, spoke on Eating Habits and Healthy Nutrition, curriculum of elementary education, science education, Education and Health and Teaching Sequence. The final product of this research was a Didactic Sequence (SD) on Food and Nutritional Habits, which was applied to 28 students in a class of 8th grade of elementary school (EF), a state school in Campo Grande-MS, developed by researcher together with Professor School of Sciences. The results presented, certify that the SD developed, implemented and evaluated in this study contributed to the lessons of Sciences and for students, rethink about their eating habits.
Palavras-chave: Currículo de Ciências
Alimentação e Nutrição
Sequência Didática
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11414
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA SANTANA DE CARVALHO.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons