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Tipo: Dissertação
Título: Projeto florestinha e a trilha interpretativa: ferramentas didático-pedagógicas para espaço não formal de educação
Título(s) alternativo(s): Florestinha project and the interpretative trail: didactic-pedagogical tools for non-formal education space
Autor(es): Contini, Ariane Zanirato
Primeiro orientador: Souza, Paulo Robson de
Resumo: O Projeto Florestinha, de cunho socioambiental, atende meninos em situação de vulnerabilidade social no contraturno escolar. Coordenado pela Polícia Militar Ambiental/MS, funciona em cinco unidades, sendo duas em Campo Grande – que realizam atividades de Educação Ambiental (EA) em um espaço não formal de educação – e três no interior do estado. Nas atividades de EA das unidades da capital são utilizados materiais didáticos diversos, entre eles uma trilha contemplativa existente no Parque Municipal Cônsul Assaf Trad. Utilizando um método adaptado que faz uso de diversas técnicas – diagramas de fluxo e diagrama de Venn – conhecido como Diagnóstico Rural Participativo ou DRP, a presente pesquisa teve como principal objetivo a construção participativa de um conjunto de atividades e produtos para identificação de problemas ambientais e pontos de interesse existentes no parque, e assim, incluir a população local nos processos decisórios de intervenção. As informações obtidas nortearam ações de intervenção na sistematização de utilização resultando na transformação de uma trilha contemplativa em uma interpretativa, com aporte teórico metodológico para fomentar a discussão de conceitos ambientais. O produto resultante desse trabalho foi a elaboração de um roteiro de apoio para o Educador Ambiental que consiste em placas informativas instaladas ao longo da trilha e um fichário de campo, com as placas em escala e conteúdo complementar para o usuário do espaço não formal de EA.
Abstract: The Florestinha Project, of social and environmental nature, serves children in situations of social vulnerability in the school counterpart. Coordinated by the Environmental Military Police / MS, it operates in five units, two in Campo Grande - which carry out Environmental Education (EA) activities in a non-formal education space - and three in the interior of the state. In the activities of EA of the units of the capital are used diverse didactic materials, among them a contemplative trail existent in the Municipal Park Cônsul Assaf Trad. Using an adapted method that makes use of several techniques - flow diagrams and Venn diagram - known as Participative Rural Diagnosis or DRP, the main objective of the present research was the participatory construction of a set of activities and products to identify environmental problems and points of interest in the park, and thus include the local population in the intervention decision-making processes. The information obtained guided intervention actions in the systematization of utilization resulting in the transformation of a contemplative path into an interpretative one, with a theoretical and methodological contribution to foment the discussion of environmental concepts. The product resulting from this work was the elaboration of a support script for the Environmental Educator that consists of information boards installed along the trail and a field binder, with the plates in scale and complementary contents for the user of the EA non-formal space.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Educação Não Formal
Espaços Urbanos
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11405
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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