Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Karina Miranda D'Ippolito-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:28:45Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11392-
dc.description.abstractThe present research was developed in the Graduate Program in Science Teaching, Doctorate level, at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) and had as object of study the initial formation of Chemistry teachers. The study aims to answer the following research question: How can collaborative lesson planning support the reflection of future Chemistry teachers? Such research aims to investigate the evidence of collaborative class planning in the initial formation of Chemistry teachers. In order to carry out the research, we adopted the qualitative research approach and used theoretical references that address topics related to initial training, reflection, collaboration and planning. As methodological references we use assumptions of collaborative research and the case study. The research subjects are future professors of the Teaching in Chemistry Course, from the Federal University of Mato Grosso do Sul, enrolled in the subjects Mathematics I and Mathematics II, offered to the course, respectively, in the first and second academic semesters of the year 2020. The material used for the analysis of this research were: questionnaires, video lessons, lesson plans, lesson plans and reflective sessions. From the analysis, we selected fragments that contributed to the construction of the following categories: Reflection; Collaboration and Planning. As a result of the analyzes, we highlight that the reflective movements of the research provided the collaboration of the participants and the learning of mathematics and teaching planning concepts. Reflections emerged, which culminated in a better training of future Chemistry teachers, which indicate characteristics of a reflective or critical- reflective teacher. The reflective movements enabled the integration of specific knowledge with pedagogical content, corroborating the pedagogical training of the future Chemistry teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectPlano de Aulapt_BR
dc.titleO planejamento de aula colaborativo como percurso para o processo de reflexão de professores em formação do curso de licenciatura em químicapt_BR
dc.title.alternativeCollaborative lesson planning as a route for the reflection process of teachers in training in the chemistry degree coursept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Patricia Sandalo-
dc.description.resumoPresente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, nível de Doutorado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e teve como objeto de estudo a formação inicial de professores de Química. O estudo visa responder a seguinte questão de pesquisa: Como o planejamento de aula colaborativo pode corroborar com a reflexão dos futuros professores de Química? Tal pesquisa tem como objetivo investigar os indícios do planejamento de aula colaborativo na formação inicial de professores de Química. Para a realização da pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa e utilizamos referenciais teóricos que abordam temas concernentes a formação inicial, reflexão, colaboração e planejamento. Como referenciais metodológicos utilizamos pressupostos da pesquisa colaborativa e o estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa são futuros professores do curso de Química – Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, matriculados nas disciplinas Matemática I e Matemática II, ofertadas ao curso, respectivamente, no primeiro e no segundo semestres letivos do ano de 2020. O material utilizado para análise desta pesquisa foram: questionários, videoaulas, roteiros de aulas, planos de aula e sessões reflexivas. Da análise, selecionamos fragmentos que contribuíram para a construção das seguintes categorias: Reflexão; Colaboração e Planejamento. Como resultado das análises, destacamos que os movimentos reflexivos da pesquisa proporcionaram a colaboração dos participantes e o aprendizado de matemática e de conceitos de planejamento de ensino. Emergiram reflexões, que culminaram em uma melhor formação dos futuros professores de Química, as quais indicam características de um professor reflexivo ou crítico-reflexivo. Os movimentos reflexivos propiciaram a integração de conteúdos de conhecimento específico com pedagógico, corroborando com a formação pedagógica do futuro professor de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINA MIRANDA D IPPÓLITO LEITE.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons