Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Thaina Grace Encina de-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:24:08Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11378-
dc.description.abstractThis research is in the field of curriculum and teacher education in science. This is a study with a qualitative approach, with the objective of analyzing the Pedagogical Course Projects (PCPs) of the degrees in Natural Sciences offered in the Center-West region. Therefore, we propose as an instrument of curriculum analysis the Gowin‟s Vee articulated to Discursive Textual Analysis (DTA). In order to support the analysis and to help achieve the objectives of this study, we appropriate the curricular theories described and discussed by Tomaz Tadeu Silva, Alice Casimiro Lopes and Elizabeth Macedo. Thus, we analyzed six PCPs, which from the DTA gave rise to the final categories that served as a guide to the discussions in the form of metatexts. The proposed module allowed us to find hybrid features of curriculum conceptions in all courses. This leads us to infer that most of the designers of these curricular projects are unaware of curricular theories, but, on the other hand, if they know them, they do not use them explicitly in order to conceal an efficient training intentionality. In this sense, this study warns that the curriculum builders question their objectives of teacher training and seek greater attention to curricular theories with the objective of proposing curricular projects that aim at a critical and autonomous formation of teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVê de Gowinpt_BR
dc.subjectAnálise Textual Discursivapt_BR
dc.subjectTeorias Curricularespt_BR
dc.subjectProjetos Pedagógicos de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de Professores de Ciênciaspt_BR
dc.titleProposição de um módulo de análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em ciências naturais da região centro oeste do brasilpt_BR
dc.title.alternativeProposal of a module for analyzing pedagogical projects for undergraduate courses in natural sciences in the center-west region of Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Queirós, Wellington Pereira de-
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se no campo do currículo e formação de professores de Ciências. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das licenciaturas em Ciências Naturais oferecidos na região Centro-Oeste. Para tanto, propomos um instrumento de análise de currículo o Vê de Gowin articulado a Análise Textual Discursiva (ATD). Para subsidiar as análises e ajudar a alcançar os objetivos desse estudo, nos apropriamos das teorias curriculares descritas e discutidas por Tomaz Tadeu Silva, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. Assim, analisamos seis PPCs, dos quais a partir da ATD deram origem a três categorias finais que serviram como guia para as discussões em forma de metatextos. O módulo proposto nos permitiu encontrar características híbridas de concepções de currículo em todos os cursos. Isso nos leva a inferir que a maioria dos elaboradores desses projetos curriculares desconhecem as teorias curriculares. Por outro lado, se conhecem, não utilizam explicitamente com a finalidade de ocultar uma intencionalidade eficientista de formação. Nesse sentido, esse estudo alerta para que os construtores de currículo questionem seus objetivos de formação docente e busquem maior atenção às teorias curriculares com o objetivo de propor projetos curriculares que visem uma formação crítica e autônoma de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAINÁ GRACE ENCINA DE BARROS.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons