Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBanheza, Talita Goncalves-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:23:34Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11376-
dc.description.abstractThis dissertation we present the result of a research whose objective was to investigate possible contributions of a Potentially Significant Teaching Unit for the learning of concepts related to the Standard Model of Elementary Particle Physics. The approach of this Unit was based on David Ausubel's theory of meaningful learning. The Teaching Unit was applied in a high school of the state education network of Mato Grosso do Sul, in three classes of third year, approximately during three weeks. For analysis of significant learning cues, we used as instruments of data collection: questionnaires, timeline and conceptual map. The research used qualitative methodology. For the development, structuring and implementation of the LIFO, various specific steps have been taken, including the creation of Quadricorn History - A Journey to the World of Particles. The validation and diagnosis of what the students assimilated and accommodated in their cognitive structure was made through the evaluation activities developed during the implementation of the LIFO. In the end, most of the students demonstrated satisfaction with the proposal and the analysis of the results showed signs of meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelo Padrão da Física de Partículas Elementarespt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativapt_BR
dc.titleO mundo das partículas: uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino do modelo padrão da física de partículas elementares no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe world of particles: a potentially significant teaching unit for teaching the standard model of elementary particle physics in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jardim, Maria Inês de Affonseca-
dc.description.resumoNessa dissertação apresentamos o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar possíveis contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para a aprendizagem dos conceitos relacionados ao Modelo Padrão da Física de Partículas Elementares. A abordagem dessa Unidade foi pautada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. A Unidade de Ensino foi aplicada em uma escola de ensino médio da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, em três turmas de terceiro ano, aproximadamente durante três semanas. Para análise de indícios de aprendizagem significativa, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários, linha do tempo e mapa conceitual. A pesquisa utilizou metodologia qualitativa. Para o desenvolvimento, estruturação e aplicação da UEPS, diversas etapas específicas foram cumpridas, incluindo a criação de História em Quadrinhos – Uma Viagem ao Mundo das Partículas. A validação e o diagnóstico daquilo que os estudantes assimilaram e acomodaram em sua estrutura cognitiva, foi feita por meio das atividades avaliativas desenvolvidas durante a aplicação da UEPS. Ao final, a maioria dos estudantes demonstraram satisfação pela proposta e a análise dos resultados apresentou indícios de aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TALITA GONÇALES BANHEZA.pdf5,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons