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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11372
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Sabrina Guimarães Gomes Rezende dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T18:22:20Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18 | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11372 | - |
dc.description.abstract | This work it is a qualitative research with the use of some tools for gathering information such as: observation, questionnaire and semi-structured interview. The refereida research developed three science teachers who teach in a rural public school in the State of Mato Grosso do Sul Therefore, this research is organized into stages: data collection, analysis of this information, continuing education through workshops study analysis on environmental education and training to the teachers of the educational unit investigated. The scientific knowledge covered in the formal space reaffirm the importance of the emergence and recognition of the rural school, the focus of this work, as social and cultural space that enables sustainable actions. During the research it became clear restrictions teaching materials, such as: the lack of textbooks (current) lack of proper space for library and research collection of books, no internet connection (despite having room technology), scarcity of teaching materials and educational resources for teachers / the. The teachers working in rural schools, in most cases, are not trained to work in these areas, nor were educationally prepared to work in basic education. The results indicate the need for a critical eye toward these individuals and systematic monitoring of teaching and his actions in public schools located in rural settlements. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Problemas Socioambientais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Formação de professores e educação ambiental: percepções de professores de uma escola pública rural do estado de Mato Grosso do Sul sobre questões socioambientais | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher training and environmental education: perceptions of teachers from a rural public school in the state of Mato Grosso do Sul on socio-environmental issues | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Lenice Heloísa de Arruda | - |
dc.description.resumo | Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa com a utilização de alguns instrumentos para coleta de informações, tais como: observação, questionário e entrevista semiestruturada. A referida pesquisa desenvolvida com três professores de ciências que lecionam em uma escola pública rural do Estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, esta pesquisa está organizada em etapas: coleta de dados; análise destas informações; formação continuada por meio de oficina de estudo sobre educação ambiental e a análise da formação com os professores da unidade educativa investigada. Os saberes científicos abordados no espaço formal reafirmam a importância do surgimento e reconhecimento da escola rural, foco deste trabalho, como espaço social e cultural, que possibilita ações sustentáveis. Durante a pesquisa evidenciou-se restrições de materiais pedagógicos, como por exemplo: a ausência de livros didáticos (atuais), falta de espaço próprio para biblioteca e coleção de livros para pesquisa, ausência de conexão à internet (apesar de possuir sala de tecnologia), precariedade de materiais pedagógicos e recursos didáticos para professores/as. Os professores atuantes nas escolas rurais, em sua maioria, não são formados para trabalhar nesses espaços, nem tampouco foram preparados pedagogicamente para atuarem na educação básica. Os resultados obtidos apontam a necessidade de um olhar crítico em relação a esses indivíduos e acompanhamento pedagógico e sistemático de suas ações nas escolas públicas rurais localizadas em assentamentos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | INFI | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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