Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11370
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de radiações ionizantes por meio de produção de vídeos por alunos da 3ª série do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Teaching ionizing radiation through video production by 3rd grade high school students
Autor(es): Silva, Ronaldo Conceição da
Primeiro orientador: Rosa, Paulo Ricardo da Silva
Resumo: Este trabalho apresenta as atividades realizadas e os resultados obtidos da pesquisa realizada com alunos da 3ª Série do Ensino Médio, sobre Radiações Ionizantes, buscando investigar se os processos de elaboração de um vídeo possibilitam o aprendizado de conceitos científicos de Física. As motivações para realização desta pesquisa foram a análise das eficácias do uso de uma moderna ferramenta de ensino (a produção de vídeos pelos próprios alunos) e a da sequência didática voltada ao ensino de conceitos físicos nem sempre abordados em sala de aula. As atividades foram desenvolvidas à luz da Teoria Histórico Cultural de Lev Vygotsky. Foram propostos nove encontros, de duas horas de duração cada um, nos quais onze alunos voluntários, em horário contra-turno, passaram por atividades de formação de conceitos relacionados à criação de vídeos e à aplicação de radiações ionizantes na Medicina. A pesquisa foi do tipo qualitativa. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista, das atividades escritas pelos alunos, pelas transcrições dos diálogos ocorridos durante as atividades e na visita técnica ao setor de Radioaterapia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pelo roteiro e do storyboard elaborados e pelos vídeos produzidos por eles. Para realização das atividades foram confeccionadas duas apostilas: uma sobre produção de vídeos e outra sobre a utilização de Radiações Ionizantes na Medicina. A análise dos dados foi feita por 04 eixos diferentes: “Avaliações Diagnósticas sobre as Zonas de Desenvolvimento Real e Proximal dos alunos”, “Sujeitos em Interação”, “Instantaneidade” e a “Linguagem e o filme produzidos”. Foram identificadas evidências de aprendizagem tanto em Cinematografia como em conceitos de Radiações Ionizantes, nas linguagens escrita, oral e visual.
Abstract: In this work, we report the results of a research made with third grade high school students of a Brazilian school about the use of a new method, based on the production of movies by the students themselves, for teaching the theme ionizing radiation. Our work is based on the historic - cultural theory by Vygotsky. The activities were developed along nine two hours meetings with the students. The students were volunteers and the classes happened in the students’ free period. Our data were collected by mean of interviews, record by cameras of the students’ work in class, tests and the storyboard and screenplay of the film produced by the students. The movie produced was also analyzed. All data were analyzed making use of qualitative techniques. In order to make the students capable on the process of producing a film and about the contents of the activity, two books were written as auxiliary support, one about film producing and another about the concepts of ionizing radiation. Our results show the effectiveness of the proposed activities to teach the students the concepts of ionizing radiation as well as the concepts related to film production. The learning of these concepts is evidenced by the correct use of terms related to ionizing radiation in the students’ speech along the proposed activities.
Palavras-chave: Ensino de Física
Radiações Ionizantes
Produção de Vídeos
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11370
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ronaldo Conceição da Silva.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons