Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Milton Basto-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:18:30Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11360-
dc.description.abstractBased on the semiotic theory proposed by Charles Sanders Peirce (1839-1914) conducted a study that found the use of experimental videos demonstrative investigative contributed to the improvement of meanings, in the study of the subject combustion for high school students from a state school in the city of Campo Grande - MS. We described the stages of elaboration and filming of experiments demonstrative-investigative and subsequently their uses and evaluations in a didactic sequence. We apply a pilot study, a questionnaire prior and a principal study. Therefore, 59 students who attended the second and third years of high school participated in the research and have their speech transcribed and their writings analyzed. To measure the processes of signification and reframing of these students, we used semiotic classes that make possible the categorization of mastery of cognitive and scientific concepts manifest. The analysis of the arguments indicated that the didactic sequence may contribute to the teacher can get a sense of preconceptions (scientific concepts) and their cognitive capabilities (cognitive ability) that students have, as well, we got the confirmation that the material can promote the acquisition of signs by the students about the combustion topic. Among other conclusions, we believe that the didactic material matched our expectations and we indicated that as a didactic tool with great potential to further a research practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectCombustãopt_BR
dc.subjectVídeos de Experimentospt_BR
dc.titleVídeos de experimentos demonstrativo-investigativos: um estudo de signos produzidos por alunos de ensino médio sobre o tema combustãopt_BR
dc.title.alternativeVideos of demonstrative-investigative experiments: a study of signs produced by high school students on the topic of combustionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Recena, Maria Celina Piazza-
dc.description.resumoCom base na teoria semiótica proposta por Charles Sanders Peirce (1839-1914) realizamos um estudo que verificou se a utilização de vídeos de experimentos demonstrativo-investigativos contribuiu para o aprimoramento de significados, no estudo do assunto combustão, por alunos do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Campo Grande MS. Descrevemos as etapas de elaboração e filmagem de experimentos demonstrativo-investigativos e posteriormente suas utilizações e avaliações em uma sequência didática. Aplicamos um estudo piloto, um questionário prévio e um estudo principal. Para tanto, 59 alunos que cursavam o segundo e terceiro anos do Ensino Médio participaram da pesquisa e tiverem suas falas transcritas e suas escritas analisadas. Para avaliarmos os processos de significação e ressignificação desses estudantes, utilizamos classes semióticas que tornaram possíveis as categorizações de domínios de habilidades cognitivas e conceitos científicos manifestos. As análises dos argumentos indicaram que a sequência didática pode contribuir para que o professor consiga ter uma noção das concepções prévias (conceitos científicos) e de suas potencialidades cognitivas (habilidades cognitivas) que os alunos apresentam como também, obtivemos a constatação que o material pode promover a aquisição de signos pelos estudantes, sobre o tema combustão. Entre outras conclusões, acreditamos que o material didático correspondeu as nossas expectativas e o indicamos como uma ferramenta didática com grande potencial para promover uma prática investigativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILTON BASTO LIRA.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons