Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11350
Tipo: Dissertação
Título: Uso da lousa digital como recurso pedagógico no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Using the digital whiteboard as a pedagogical resource in science teaching
Autor(es): Mourão, Maria Leir Marinho
Primeiro orientador: Gobara, Shirley Takeco
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar o uso pedagógico dos recursos oferecidos pela Lousa Digital Interativa (LDI) para o Ensino de Ciências. Nele, buscamos analisar a evolução dos conceitos dos alunos sobre vírus, bactérias e protozoários após a aplicação de uma Sequência Didática (SD) com o uso da LDI. A elaboração da SD foi fundamentada nos pressupostos teóricos da teoria histórico-cultural de Vygotsky. O estudo foi realizado com alunos do 7º ano do ensino fundamental no ano de 2017, em uma escola pública municipal de Campo Grande – MS, e também com alunos do 6º ano de outra escola pública para a testagem da SD realizada em uma pesquisa-piloto. A pesquisa é qualitativa e a metodologia para o desenvolvimento e análise da SD foi baseada nas ideias de Artigue sobre o Design Didático. Os recursos da LDI foram analisados com base nos indicadores didático-pedagógicos de Nakashima e Amaral e as interações que ocorreram em sala foram analisadas de acordo com Mortimer e Scott com a proposta de análise discursiva. Utilizamos para coleta de dados, filmagens das aulas, três questionários, sendo um para o levantamento dos conceitos espontâneos dos alunos no início da SD e os outros dois no final da SD para verificar a evolução dos conceitos pelos alunos. No final da SD, os alunos responderam um Opinário sobre o uso da LDI nas aulas. Os resultados evidenciaram que os recursos da LDI, utilizados na SD desenvolvida, favoreceram as interações na perspectiva vigotiskiniana entre professor/aluno, e entre aluno/aluno. Observamos também, durante e ao final da aplicação da SD, indícios da evolução de conceitos dos alunos sobre vírus, bactérias e protozoários e que esses alunos estão em um processo de internalização dos conceitos científicos relacionados aos micro-organismos, favorecido pelo uso pedagógico dos recursos da LDI, como instrumentos de mediação pedagógica do professor-pesquisador. Os alunos participantes da pesquisa gostaram das atividades desenvolvidas e foram favoráveis ao uso da LDI, evidenciando que esses recursos são bons instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de micro-organismos. Destacamos também que a LDI possui alguns diferenciais pedagógicos em relação a outras ferramentas no que se refere: ao uso interativo entre alunos, professores e a LDI; ao uso de diferentes recursos em uma mesma aula com apenas um aparelho; e também à visualização coletiva de fenômenos da natureza por meio de uma ferramenta tecnológica.
Abstract: This work is the result of a research whose main objective was to investigate the pedagogical use of the resources offered by the Digital Interactive Whiteboard (DIW) for Science Teaching. In it, we seek to analyze the evolution of students' concepts about viruses, bacteria and protozoa after the application of a Didactic Sequence (DS) with the use of the DIW. The elaboration of DS was based on the theoretical assumptions of Vygotsky's historical-cultural theory. The study was carried out with students of the 7th year of elementary school in the year 2017, in a municipal public school in Campo Grande (MS), and also with 6th graders from another public school for DS testing conducted in a pilot study. The research is qualitative and the methodology for DS development and analysis was based on Artigue's ideas on Didactic Design. The DIW resources were analyzed based on the didactic-pedagogical indicators of Nakashima and Amaral and the interactions that took place in the room were analyzed according to Mortimer and Scott with the discursive analysis proposal. We used class filming for data collection, three questionnaires, one for the students' spontaneous concepts at the beginning of the DS and the other two at the end of the DS to verify the evolution of the concepts by the students. At the end of DS, students answered an Opinario on the use of DIW in class. The results evidenced that the DIW resources, used in the developed DS, favored the interactions in the vigotiskinian perspective between teacher/student, and between student/student. We also observed, during and at the end of the DS application, evidence of students' evolution of concepts about viruses, bacteria and protozoa, and that these students are in a process of internalization of scientific concepts related to microorganisms, favored by the pedagogical use of resources of the DIW, as instruments of teacher-researcher pedagogical mediation. The students participating in the research liked the activities developed and were favorable to the use of the DIW, evidencing that these resources are good mediating instruments in the process of teaching and learning the content of microorganisms. We also highlight that the DIW has some pedagogical differentials in relation to other tools regarding: the interactive use among students, teachers and the DIW; the use of different resources in the same classroom with only one device; and also to the collective visualization of phenomena of nature through a technological tool.
Palavras-chave: Conceitos Espontâneos
Conceitos Científicos
Interação
Mediação
Micro-organismos
Lousa Digital Interativa
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11350
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LEIR MARINHO MOURÃO.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons