Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11337
Tipo: Dissertação
Título: O uso de agrotóxicos como problemática para construção de uma representação interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): The use of pesticides as a problem for building an interdisciplinary representation
Autor(es): Avelino, Luana Cristina
Primeiro orientador: Errobidart, Nádia Cristina Guimarães
Resumo: O tema agrotóxico é relevante para o Ensino de Ciências, pois possibilita a discussão da contradição socioambiental a integração e a contextualização de diferentes conhecimentos disciplinares. Apesar da relevância dessa temática, a incidência de trabalhos que discutem esse tema ainda é pequena e em sua grande maioria, empregam conceitos relacionados a CTS e as concepções freirianas. Buscamos discutir diferentes aspectos do tema, como a definição, caracterização e o histórico de surgimento dos agrotóxicos, além de pontuar a necessidade de discutir a legislação, utilização, vantagens e desvantagens dessas substâncias e empregamos esses aspectos na construção de roteiros de Histórias em Quadrinhos como o objetivo de transposição didática para o Ensino de Ciências. Existem muitas potencialidades nas Histórias em Quadrinhos, pois as linguagens visual e escrita, quando empregadas de forma adequada, possibilitam uma maior aquisição de conhecimentos, além de despertar o interesse de leitura, mas é necessária uma mediação do professor para que haja dialogicidade nos quadrinhos e possibilite que essas, sejam eficientes no ensino.
Abstract: The pesticide theme is relevant to Science Education, as it allows the discussion of the socioenvironmental contradiction to integrate and contextualize different disciplinary knowledge. Despite the relevance of this theme, the incidence of works that discuss this theme is still small and in its great majority, they use concepts related to CTS and the Freirian conceptions. We seek to discuss different aspects of the theme, such as the definition, characterization and the history of the emergence of pesticides, in addition to highlighting the need to discuss the legislation, use, advantages and disadvantages of these substances, and we use these aspects in the construction of Comics scripts as the objective of didactic transposition for Science Teaching. There are many potentialities in Comics, because visual and written languages, when used properly, enable greater knowledge acquisition, in addition to arousing the interest of reading, but mediation by the teacher is necessary for there to be dialogicity in the comics and enable these to be effective in teaching.
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos
Agrotóxicos
Ensino de Ciências
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11337
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA CRISTINA AVELINO.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons