Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDutra, Luan Carlos Morais-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:10:59Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11335-
dc.description.abstractThis work was the object of study cell teaching and concepts related to it, investigating the processes resulting from the use of an educational material to work with this subject at the secondary level. In these terms, the aim of this study was to develop and investigate a series of focused educational activities in the concepts of unity, diversity and continuity, linked to socio-scientific issues, the inclusion of the subject stem cells, to see if such activities can promote the teaching of students average ownership of cell concept and the concepts related to it and the development of a critical consciousness. To collect information, which served for the construction of the proposed research data, they were used to store and record the teaching / learning processes that occur during the development of teaching notes sequence of activities in logbook and audio recordings and video, as well as a questionnaire to high school students. Data were transcribed and analyzed using an approach microgenetic analysis, which focuses on analysis of processes and not products. Favors also a way of building data that requires attention to detail and trimming interactive episodes between the subjects participating in the research. During the development of research attention was arrested on interactions between subjects, the elaborations and conceptual developments collectively constituted, from the discourse between the subjects and the development of knowledge, to evaluate the sequence of activities as mediator object in the teaching / learning cells. The results above show that the teaching activity sequence can contribute as a teaching material for the cell teaching and concepts related to it, as long as changes are made that suited to the realities of each group of people and the mediator appropriates the methodological concepts, teaching and proposed cell in this sequence, providing improvements in teaching and learning of this content, the average level through the discussion of how to teach cells.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCélulas Troncopt_BR
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_BR
dc.subjectQuestões Sociocientíficaspt_BR
dc.titleUnidade, diversidade e continuidade celular: repensando o ensino de células no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeUnity, diversity and cellular continuity: rethinking the teaching of cells in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lenice Heloísa de Arruda-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objeto de estudo o ensino de célula e os conceitos a ela relacionados, investigando os processos resultantes do uso de um material educacional para trabalhar com este assunto no nível médio. Nesses termos, o objetivo desse estudo foi desenvolver e investigar uma sequência de atividades de ensino centrada nos conceitos de unidade, diversidade e continuidade, articulados com questões sociocientificas, pela inclusão do tema células tronco, para saber se tais atividades podem promover nos alunos do ensino médio a apropriação do conceito célula, bem como dos conceitos a ele relacionados e o desenvolvimento de uma consciência crítica. Para a coleta de informações, que serviram para a construção dos dados da investigação proposta, foram utilizados para armazenar e registrar os processos de ensino/aprendizagem ocorridos durante o desenvolvimento da sequência de atividades de ensino anotações em diário de bordo e gravações de áudio e de vídeo, além de um questionário aos alunos do ensino médio. Os dados foram transcritos e analisados mediante uma abordagem da Análise Microgenética, que privilegia a análise de processos e não de produtos. Privilegia, também, uma maneira de construção de dados que requer a atenção a detalhes e o recorte de episódios interativos entre os sujeitos participantes da investigação. Durante o desenvolvimento da investigação as atenções se prenderam nas interações entre os sujeitos, nas elaborações e evoluções conceituais constituídas coletivamente, a partir do discurso entre os sujeitos e no desenvolvimento do conhecimento, visando avaliar a sequência de atividades como objeto mediador no processo de ensino/aprendizagem de células. Os resultados analisados apontam que a sequência de atividade de ensino pode contribuir como um material didático para o ensino de célula e os conceitos a ela relacionados, desde que sejam feitas alterações que o adequem para as realidades de cada grupo de pessoas e que o mediador se aproprie dos conceitos metodológicos, pedagógicos e de células propostos nessa sequência, proporcionando melhorias no ensino- aprendizagem deste conteúdo, no nível médio por meio da discussão do como ensinar células.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUAN CARLOS MORAIS DUTRA.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons