Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11326
Tipo: Dissertação
Título: Análise de uma sequência didática para a aprendizagem do ciclo de vida e controle do a. aegypti, com uso do scratch
Título(s) alternativo(s): Analysis of a didactic sequence for learning the life cycle and control of a. aegypti, using scratch
Autor(es): Borges, Katia Cilene Alves
Primeiro orientador: Zandavalli, Carla Busato
Resumo: As doenças trazidas pelo A. Aegypti representam um problema de saúde pública em todo o Brasil, e que se agrava, pela diversidade de fatores de risco, acentuando a necessidade de ampliação das ações para a sua prevenção. Diante dos avanços da tecnologia e, principalmente, a inserção dos recursos da informática, em todas as modalidades e níveis de ensino, essa pesquisa objetivou analisar as possíveis contribuições da utilização de uma sequência didática sobre o ciclo de vida e controle do mosquito A. Aegypti no processo de ensino e aprendizagem, tendo como ferramenta, o desenvolvimento de jogos na plataforma Scratch. O estudo foi realizado em uma escola pública da região sul de Campo Grande, MS, situada em um bairro que apresenta alto índice de infestação da dengue e contou com a parceria com a Divisão de Tecnologia Educacional (DITEC), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de Campo Grande, MS, havendo a possibilidade de expansão para outras escolas da rede municipal. As ações aconteceram durante as aulas de ciências, como complementação ao conteúdo desenvolvido em sala de aula com alunos do 7º ano dos anos finais do ensino fundamental. Como instrumento de coleta, foram utilizados um questionário diagnóstico com perguntas abertas, transcrições de áudios e os jogos produzidos pelos alunos na plataforma Scratch. Para a análise das informações, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados obtidos apontaram para a confirmação da importância: da organização do ensino utilizando a sequência didática proposta; da mediação da professora em uma perspectiva sócio-histórica; dos subsídios oferecidos pelas TIC’s e pela plataforma Scratch para a aprendizagem do ciclo de vida e controle do A. Aegypti. As análises revelaram também que os jogos desenvolvidos pelos alunos possuíam o domínio da técnica pela plataforma e todos sugeriam o controle do inseto, porém devido ao pouco tempo e a falta de recursos, não foi suficiente para demonstrar o seu ciclo de vida. Realizando um comparativo entre o questionário diagnóstico e a avaliação final dos participantes, percebemos também que a maioria dos alunos conseguiram identificar e escrever de maneira correta o nome do inseto; apontar a sequência correta do ciclo de vida do vetor (ovo, larva, pupa e mosquito adulto); relacionar as demais doenças causadas pelo mosquito e sugerir diferentes formas de controle.
Abstract: The diseases brought by A. Aegypti represent a public health problem throughout Brazil, which is exacerbated by the diversity of risk factors, accentuating the need for broader actions to prevent it. In view of advances in technology and, especially, the insertion of computer resources in all modalities and levels of education, this research aimed to analyze the possible contributions of the use of a didactic sequence on the life cycle and control of the A. Aegypti mosquito teaching and learning process, using as a tool the development of games in the Scratch platform. The study was conducted in a public school in the southern region of Campo Grande, MS, located in a neighborhood that has a high incidence of dengue infestation and was associated with the Educational Technology Division (DITEC), linked to the Municipal Education Department (SEMED), in Campo Grande, MS, with the possibility of expansion to other municipal schools. The actions happened during the science classes, as a complement to the content developed in the classroom with students of the 7th year of the final years of elementary school. As a collection instrument, a diagnostic questionnaire was used with open questions previously applied, audio transcriptions and the games produced by the students in the Scratch platform. For the analysis of the information, the content analysis of Bardin (2010) was used. The partial results obtained pointed to the confirmation of the importance of: the organization of teaching using the proposed didactic sequence; of the teacher's mediation in a socio-historical perspective; the subsidies offered by ICTs and the Scratch platform for lifecycle learning and A. Aegypti control. The analyzes also revealed that the games developed by the students had the mastery of the technique by the platform and all suggested the control of the insect, but due to the short time and the lack of resources, was not enough to demonstrate its life cycle. By comparing the diagnostic questionnaire with the final evaluation of the participants, we also noticed that most of the students were able to correctly identify and write the name of the insect; to point out the correct sequence of the vector life cycle (egg, larva, pupa and adult mosquito); to relate the other diseases caused by the mosquito and to suggest different forms of control.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Scratch
Sequência Didática
Aedes aegypti
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11326
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KÁTIA CILENE ALVES BORGES.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons