Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11322
Tipo: | Dissertação |
Título: | Utilização de um software de hipermídia para o ensino do conceito de equivalência massa e energia em uma turma de 2ª série do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Use of hypermedia software to teach the concept of mass and energy equivalence in a 2nd grade high school class |
Autor(es): | Coelho, Kamila Rodrigues |
Primeiro orientador: | Rosa, Paulo Ricardo da Silva |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo verificar a ocorrência da aprendizagem significativa do conceito equivalência massa e energia utilizando o software de hipermídia “Tópicos de Física Moderna para o Ensino Médio”. Para isso, foi elaborada uma sequência didática, baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência didática foi desenvolvida em quatro encontros. O grupo escolhido para o desenvolvimento dessa sequência didática foram estudantes de uma turma do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Jataí-Goiás. Os instrumentos utilizados nessa pesquisa foram: avaliação diagnóstica, avaliação inicial, avaliação final e a audiência pública simulada. Todas as avaliações foram feitas em forma de teste escrito e as questões foram elaboradas baseando-se nas funções cognitivas – enunciação, compreensão e aplicação – deste modo, foi possível manter uma equivalência entre as avaliações inicial e final. A partir da análise dos resultados obtidos pode-se constatar que o conceito equivalência massa e energia está em processo de construção pelos estudantes. A partir da análise da audiência pública simulada foi possível perceber que os argumentos dos alunos estavam baseados nos textos contidos no software de hipermídia. Todos os grupos, exceto o que representava os diretores da Usina, se colocaram contra a implantação da Usina Nuclear no município de Jataí e os principais argumentos utilizados foram: riscos de acidente nuclear; contaminação do Rio Claro; contaminação do solo causando prejuízo para os agricultores; acidente de Chernobyl; acidente de Goiânia. |
Abstract: | In the present study we have investigated the occurrence of meaningful learning of the concept mass-energy equivalence by High School students. We made use of a new tool, an hypermedia software called Topics on Modern Physics for the High School, specially designed to teach modern physics concepts. A didactic sequence oriented by Ausubel's Meaningful Learning theory making use of the software has been elaborated and applied to High School students in a class of the 11´th level of the public educational system of the Jataí city - Goiás. The following tools to access students’ knowledge were used: a diagnostic evaluation, composed by an initial and a final evaluation (written tests) and a simulated judgment about the implantation of a nuclear power plant in the city. The groups of students played different roles in the judgment: some students represented the power plant owners, others different groups in the Jataí’s society. The questions composing the tests were designed to investigate the knowledge of the students in three different comprehension levels (cognitive functions) - enunciation, understanding and application. The analyses of the results allowed us verify that the students at the end of the activities were in process of construction of the concept mass-energy equivalence. In the simulated judgment it has been verified that the students' arguments were based on the texts found on the hypermedia software. The students' group that represented the nuclear power station plant owners was positioned in favor of the implantation of the nuclear power plant in the Jataí city. The other groups were positioned contrary. They made use of the following arguments: risks of nuclear accident; contamination of the rivers; contamination of the soil causing damage to the farmers; Chernobyl´s accident; and Goiânia´s accident. |
Palavras-chave: | Software de Hipermídia Equivalência Massa e Energia Usina Nuclear |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11322 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kamila Rodrigues Coelho.pdf | 833,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons