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dc.creatorPlaca, Jaqueline Santos Vargas-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:05:43Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11317-
dc.description.abstractThe present work has as its theme the Physics Teaching deaf students and its aim was to propose the creation of signs in Brazilian Sign Language (Libras) to physics concepts and verify their acceptance. The proposed creation of these signals was motivated by the results of previous research in which we found that deaf students have many difficulties in learning physics concepts, mainly because interpreters Libras use signs of daily to explain physical concepts and end up hindering the appropriation of scientific concepts by deaf students. This is a qualitative research that was developed in two stages. At first we check the existing signals related to the concepts of force, mass and acceleration and develop a didactic sequence, based on cultural-historical perspective of human development, to prepare a group of deaf instructors, from the Center of Professional Education and Care for People with Deafness (CAS/SED/MS) to participate in the creation of the signs of the chosen physical concepts because they are deaf that create and validate the signals in the Libras. For testing and acceptance of these new signs, we invite some students who attended by the CAS and we conducted an investigation by applying the new signs in the discussion of the Newton’s Laws content. The data, collected through video footage and audio recordings were transcribed and analyzed using a microgenetic analysis, based on cultural-historical perspective of Vygotsky. The results showed that, initially, all research participants (both instructors as deaf students), although they had studied the physical concepts whose signs were created, they demonstrated that they did not know or did not remember these concepts. The didatic sequence used contributed to the instructors to take ownership of the concepts that were created, there was acceptance of new signs by students and that the use of these signs, articulated with interactive lessons and mediated by the teacher contributed to the differentiation between everyday and scientific concepts for these investigated students with deafness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSinais para Físicapt_BR
dc.subjectAlunos Surdospt_BR
dc.subjectCriação de Sinaispt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleUma proposta de elaboração de sinais específicos para os conceitos de massa, força e aceleração em libraspt_BR
dc.title.alternativeA proposal to develop specific signs for the concepts of mass, force and acceleration in sign languagept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gobara, Shirley Takeco-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema o Ensino de Física para alunos surdos e o objetivo deste foi propor a criação de sinais na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para conceitos de Física e verificar a aceitação dos mesmos. A proposta de criação desses sinais foi motivada pelos resultados de uma pesquisa anterior em que verificamos que os alunos surdos possuem muitas dificuldades na aprendizagem de conceitos físicos, principalmente, porque os intérpretes de Libras usam sinais do cotidiano para explicar os conceitos físicos e acabam dificultando a apropriação dos conceitos científicos pelos alunos surdos. Trata- se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira verificamos os sinais existentes relacionados aos conceitos de força, massa e aceleração e desenvolvemos uma sequência didática, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, para preparar um grupo de instrutores surdos, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/SED/MS) para participar da criação dos sinais dos conceitos de física escolhidos, pois são os surdos que criam e validam os sinais em Libras. Para a testagem e a aceitação desses novos sinais, convidamos alguns alunos que frequentavam o CAS e realizamos uma investigação aplicando os novos sinais na discussão do conteúdo sobre as Leis de Newton. Os dados, levantados por meio de filmagens e gravações de áudio, foram transcritos e analisados usando a Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram que, inicialmente, todos os participantes da pesquisa (tanto os instrutores quanto os alunos surdos), embora eles já tivessem estudado os conceitos físicos cujos sinais foram criados, eles demonstraram que não sabiam ou não se lembravam desses conceitos. E que, a sequência didática usada contribuiu para que os instrutores se apropriassem dos conceitos que foram criados, houve a aceitação dos novos sinais pelos alunos e que o uso desses sinais, articulados com aulas interativas e mediadas pelo professor, contribuíram para a diferenciação entre os conceitos cotidianos e os conceitos científicos para esses alunos com surdez investigados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
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Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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