Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11314
Tipo: Dissertação
Título: Caminhos do cerrado: desenvolvimento e análise de metodologia para o ensino de ciências em escolas públicas de Jardim - MS
Título(s) alternativo(s): Caminhos do cerrado: development and analysis of methodology for teaching science in public schools in Jardim - MS
Autor(es): Meireles, Ilzo Audicio
Primeiro orientador: Zanon, Angela Maria
Resumo: Esta pesquisa teve por finalidade analisar, através da realização de aula de campo em trilhas já existentes no município de Jardim - MS, concepções e práticas dos professores de Ciências sobre o bioma Cerrado e contribuir com proposição de metodologia para o Ensino de Ciências e Educação Ambiental. A proposta foi analisar possibilidades de método para professores propondo estratégias didáticas com possibilidades para construção de ferramentas pedagógicas para o Ensino de Ciências com apropriação de espaços do bioma Cerrado. A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e delineamento não experimental. Esta se desenvolveu através do curso para formação continuada envolvendo atividades em dois ambientes: sala de aula e trilhas do bioma Cerrado, no atrativo “Buraco das Araras” município de Jardim - MS. Para coleta de dados foram utilizados: questionário semi-estruturado, Plano de Ensino I na fase inicial, Plano de Ensino II na fase seguinte - e relatório final. As respostas foram tabuladas e analisadas conforme os princípios metodológicos da Análise do Conteúdo. Os fundamentos que nortearam a teorização dos resultados obedecem à perspectiva da Teoria Histórico-cultural. Os pressupostos conceituais dessa teoria possibilitaram alcance aos procedimentos pedagógicos para o curso, bem como, fundamentos com relação aos processos de ensino e aprendizagem. O curso de formação continuada para professores contemplou também Educação Ambiental considerando a biodiversidade do bioma e a necessidade de estabelecer uma relação com o ambiente. Este curso propôs aplicação de métodos com proposições para construção de ferramentas e estratégias pedagógicas para os professores, que atuam diretamente no Ensino de Ciências. Com base no arcabouço teórico dessa pesquisa foram feitas adaptações para construção do roteiro de aula prática de campo, estrutura do curso de formação continuada e teorização da pesquisa. Nesse curso participaram onze professores licenciados em: Ciências biológicas, Pedagogia, Geografia, História, Letras. A análise dos dados mostrou que a concepção dos professores sobre método e estratégia a priori é potencial, e ao final do curso de formação continuada à concepção se constituiu como real, o que ficou claro conforme os pressupostos da teoria Histórica-cultural.
Abstract: This research aims to analyze, through visits to existing trails in the city of Jardim - MS, concepts and practices of science teachers on the Cerrado and contribute to the proposition of a teaching methodology for science and environmental education. The proposal is to consider proposing methodological possibilities for teaching strategic subsidies towards the construction of pedagogical tools for science teaching with appropriations from the spaces of the Cerrado. The research uses a qualitative approach and non-experimental design. The development is to propose a course for continuing education activities involving two environments: the classroom and trails of the Bioma Cerrado, those existing in the vicinity of attractive " Buraco da Araras" in Jardim - MS. To collect the survey data, we used the following tools: semi-structured questionnaire, two lesson plans - Plan I in the initial phase, Plan II in the next phase - steps and the final report of the course. The samples analyzed were tabulated according to the methodological principles of Textual analysis. The fundamentals that guided the theorizing of the results conform to the perspective of cultural-historical theory. The conceptual assumptions of this theory to the greatest extent possible pedagogical procedures more specific to the course as well as adjacent grounds in relation to the processes of teaching and learning. The essence of these concepts has become indispensable to the completion of data collection involving the subjects and elements of the track of the Bioma Cerrado. The training course for teachers also addressed the environmental education in line with the context of the biodiversity of the Cerrado. This course involved methodological contributions to science teaching, with propositions for building tools and teaching strategies for teachers, which directly affect the teaching of science and related areas, making use of the Bioma Cerrado. Through didactic pedagogical rationale of the theoretical framework of this research were made adjustments deemed relevant to the construction of the script class field practice, mounting the continuing education course of this research and theorizing. Eleven teachers attended this course with the degree course, subject rulers in public schools in Jardim - MS.
Palavras-chave: Formação Docente
Método de Ensino
Ações Ambientais
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11314
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ilzo Audício Meirelles.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons