Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Gleice-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:02:18Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11309-
dc.description.abstractThe present research analyzed contributions that the use of the theme "Rays and Lightning" provided to the students of the middle school in learning the concepts of electricity, present in the curriculum of the discipline of Sciences for that series. It was noted in the research that the thematic established relations between scientific and experiential concepts present in the family and community environment. This topic aroused curiosity and interest in the students because, in addition to being relevant to the curriculum, it is related to the daily life of the city of Campo Grande, in the state of Mato Grosso do Sul, since, in this locality there was a high incidence of electric discharges that, in addition to causing accidents, can lead to fires and even kill people and animals. The work followed the criteria of qualitative research with an interpretative and naturalistic approach, based on the dialogue and the problematization and based on the methodology of the Three Pedagogical Moments (3MP). This methodology is divided into three sequential stages: Problematization, Organization of the Knowledge and Application. It is a dynamic didactic-pedagogical methodology, based on the perspective of a thematic approach to promoting the transposition of Paulo Freire's conception of education into the formal education space. It favors the promotion of critical students with democratic attitudes based on community and autonomy. From data collected through the researcher's diary, class diary and student research outputs, a great opportunity was observed for students' learning as well as for the promotion of the human being. By linking scientific concepts to reality through this approach, the students became active subjects in the process of learning and searching for knowledge, developed the ability to reflect and autonomy articulated to the sense of collective and mutual respect, all based on in an essentially dialogical process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
dc.subjectDialogicidadept_BR
dc.titleA eletricidade no ensino de ciências por meio dos três momentos pedagógicospt_BR
dc.title.alternativeElectricity in science teaching through the three pedagogical momentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Hamilton Perez Soares-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisou as contribuições que a temática "Raios e Relâmpagos" proporcionou aos alunos, do nono ano do ensino fundamental, na aprendizagem dos conceitos de eletricidade presentes na disciplina de Ciências, estabelecendo relações entre os conceitos científicos e os conceitos vivenciais presentes no ambiente familiar e comunitário. Trata-se de um tema que desperta curiosidade e interesse por parte dos alunos, e que apresenta relevância no currículo das escolas da cidade de Campo Grande e do estado de Mato Grosso do Sul, uma vez que, nessa localidade, observa-se uma alta incidência de descargas elétricas, causadoras de acidentes que podem levar a incêndios e a matar pessoas e animais. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa de abordagem interpretativa e naturalística, embasada no diálogo e na problematização, fundamentada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Esta metodologia é dividida em três etapas sequenciais: Problematização, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Trata-se de uma metodologia dinâmica didático-pedagógica fundamentada pela perspectiva de uma abordagem temática, com o intuito de promover a transposição da concepção de educação de Paulo Freire para o espaço de educação formal. Favorece a promoção de alunos críticos, com atitudes democráticas embasadas na coletividade e na autonomia. A partir de dados coletados, por meio do diário do pesquisador, o diário do professor, o diário de aula e pelas produções investigativas dos alunos, observou-se uma ótima oportunidade para a aprendizagem dos alunos, bem como a promoção do ser humano. Ao relacionar os conceitos científicos com a sua realidade por intermédio desta abordagem, os alunos tornaram-se sujeitos ativos no processo de aprendizado e busca pelo saber, desenvolvendo a capacidade de reflexão e a autonomia articuladas ao senso da coletividade e respeito mútuo, embasados em um processo dialógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLEICE COSTA.pdf4,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons