Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonzales, Elieverson Guerchi-
dc.date.accessioned2025-02-18T17:57:39Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11294-
dc.description.abstractIn this work we report an investigation aimed to develop, implement and evaluate a teaching sequence in physics classes working the fundamental concepts of electricity to the understanding of the concepts of simple electrical circuits in the Education of Young and Adults. This choice has been made for two reasons: the lack of material intended for adult education students who attend high school and because there are few studies in literature with focus on this type of education. The instructional material used in the teaching sequence was a Virtual Teaching Environment (VTE). The Virtual Teaching Environment includes issues related to simple electric circuits and the logic of its development was found on the principles of progressive differentiation and integrative reconciliation. To prepare the teaching sequence and tools for data collection, we rely on the Meaningful Learning Theory. Another reference point basing this work is the Conceptual Change Model of Posner and colleagues. In order to evaluate the impact of the proposed teaching sequence on the students’ learning of the subject we made use of qualitative and quantitative analysis. For this, two rooms in the second phase of Education of Young and Adult were divided into control and experimental groups. The experimental group had access to the content through the VTE, while the control group accessed the content in the format of the traditional classroom. Data collection occurred in three stages: semi-structured clinical interview, test dissertational with images representing the real objects of simple electric circuits and test circuits dissertation image represented by symbols used in physics. All tests were applied before and after instruction. These tests were designed to search for evidence to the promotion of meaningful learning and conceptual change in students’ beliefs. The results, both quantitative and qualitative, indicate a significant difference in the post-tests of the experimental group in relation to the post-tests the control group which points out to the positive effect of the proposed teaching sequence in to develop significative of learning by the experimental group.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCircuitos Elétricospt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Ensinopt_BR
dc.subjectMudança Conceitualpt_BR
dc.titleAprendizagem significativa e mudança conceitual: utilização de um ambiente virtual para o ensino de circuitos elétricos na educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeMeaningful learning and conceptual change: using a virtual environment to teach electrical circuits in the education of young people and adultspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Paulo Ricardo da Silva-
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentada a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática que trabalhou o conceito de circuitos elétricos simples na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escolha da modalidade de ensino se deu por dois motivos: o primeiro, pelo pesquisador lecionar na Rede Estadual de Educação na EJA e, a segunda, por haver na literatura carência de trabalhos envolvendo a EJA, principalmente na disciplina de Física. A elaboração da sequência didática e das ferramentas de coleta de dados foi guiada pela Teoria da Aprendizagem Significativa. O material instrucional utilizado na sequência didática foi um Ambiente Virtual de Ensino (AVE), contendo assuntos relacionados aos circuitos elétricos simples. A lógica da elaboração do AVE teve por base os princípios da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Outro referencial que fundamentou o trabalho é o Modelo de Mudança Conceitual de Posner e colaboradores. Segundo este modelo, o aluno tende a buscar uma nova concepção para entender o mundo ao se defrontar com situações nas quais suas concepções prévias não conseguem resolver. A metodologia utilizada teve natureza semi-quantitativa. Para isso, as duas salas da EJA de segunda fase foram dividas em grupo controle e grupo experimental. O grupo experimental utilizou o AVE para acessar o conteúdo, enquanto o grupo controle acessou o conteúdo no formato das aulas tradicionais. A coleta de dados ocorreu em três etapas: entrevista clínica semi-estruturada, teste dissertativo com imagens que representam os objetos reais dos circuitos elétricos simples e teste dissertativo com imagens dos circuitos representadas por símbolos utilizados na Física, antes e depois da aplicação da sequência didática proposta. Os resultados, tanto quantitativos quanto qualitativos, apontam uma diferença significativa dos pós - testes do grupo experimental em relação aos pós – testes do grupo controle, mostrando indícios de aprendizagem significativa pelo grupo que utilizou o AVE.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliéverson Guerchi Gonzales.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons