Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Adriana Marques de-
dc.date.accessioned2025-02-18T16:02:16Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThe paper presents the construction and evaluation of teaching sequence of polymers, guided by the benchmarks of educational conception of Paulo Freire and the CTS movement. The procedures followed in the steps of thematic research combined with the discursive textual analysis, they are: local reality knowledge, refers to the Political Project (PPP), application essays, analysis of essays, evaluation of students in the dialogue process or decoding, reduced theme and topic development. The survey, with a qualitative approach was developed with high school students in a public school in Dourados-MS. For analysis of the information obtained by investigative tools guided “textual discourse analysis” and the Toulmin model to analyse the issue considering the social-scientific reasoning as an important factor to evaluate the scientific arguments produced by students. The results indicate the importance of demarcating Freire-CTS and the arguments as strong contributors in changing attitudes and decisions involving the possible aspects related to the CTS and the need to correlate the everyday knowledge with scientific knowledge, highlighting the arguments as a tool to assist is this process. The didactic learning has provided the subject polymers and critical position in relation to use of plastics to students in the context developed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectInvestigação Temáticapt_BR
dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
dc.subjectAnálise Textual Discursivapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectQuestão Sociocientíficapt_BR
dc.titleO ensino do tema polímeros na perspectiva da educação dialógica com enfoque CTS: reflexões e açõespt_BR
dc.title.alternativeTeaching the topic of polymers from the perspective of dialogical education with a STS focus: reflections and actionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Recena, Maria Celina Piazza-
dc.description.resumoA dissertação apresenta a construção e avaliação de seqüência didática, sobre po-límeros, norteada pelos referenciais da concepção educacional de Paulo Freire e o movimento CTS. Os procedimentos realizados atrelaram o processo de investigação temática articulada com a análise textual discursiva, numa perspectiva de reinvenção da abordagem temática freireana. Essas etapas desenvolvidas foram: conhecimento da realidade local, consulta ao Projeto Político Pedagógico (PPP), aplicação de re-dações, análise das redações, avaliação dos estudantes no processo dialógico ou descodificação, redução temática e desenvolvimento do tema. A pesquisa, com a-bordagem qualitativa, foi desenvolvida com alunos de ensino médio de uma escola pública em Dourados-MS. Para análise das informações utilizamos instrumentos in-vestigativos baseado na “análise textual discursiva” e o modelo de Toulmin, conside-rando a argumentação como um importante fator para avaliar os argumentos científi-cos produzidos pelos estudantes. Os resultados apontaram a importância de balizar Freire-CTS e a argumentação como fortes contribuintes nas mudanças de atitudes e as possíveis decisões envolvendo aspectos relacionados à CTS, e a necessidade de correlacionar o conhecimento cotidiano, com o conhecimento científico. A sequência didática proporcionou aprendizagem do tema polímeros e posicionamento crítico em relação a utilização de plásticos pelos estudantes, no contexto desenvolvido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA.pdf3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons