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Tipo: Dissertação
Título: Texto e contexto: Educação e presença alemã no sul de Mato Grosso, 1920-1934
Autor(es): Miranda, Mariza Santos
Primeiro orientador: Valente, Ana Lúcia Eduardo Farah
Resumo: Esse estudo reporta-se à presença alemã no sul do então Estado de Mato Grosso, como um grupo expressivo, e todo o processo educacional vivido e vivenciado por ele. Tal realidade determinou a busca de novos caminhos para a vida que tiveram pela frente, diferente da conhecida até aquele momento. Os anos enfocados, de 1920 a 1934, referem-se aos anos de formação e assentamento da Colônia Agrícola de Terenos, bem como ao seu período áureo. Entende-se que a educação deve ser uma das preparações para a vida e esses alemães estiveram expostos à mentalidade de um novo mundo e à todas suas diferenças e alteridades. Tudo muito distinto da educação, vida e cultura trazidas em suas bagagens, imprimindo o particular em suas ações. No tentar registrar esse processo e, na medida do possível, entendê-lo, repousa o fulcro e o traço desse estudo. Por que esses imigrantes vieram para o agreste Mato Grosso, quando já havia colônias progressistas e bem desenvolvidas no Sul do país? A que tipo de processo educacional estiveram expostos? Que escolas freqüentaram seus filhos? Havia, ao menos, um sistema educacional esperando por eles? Na ausência do mesmo quais as estratégias que desenvolveram para suprir tal lacuna? Estas são questões que nortearam tal pesquisa, cujos segredos e respostas tentamos iniciar o desvelar.
Abstract: This essay takes us back to the very beginning of the German presence in the South of Mato Grosso as an expressive group and its educational process in this State, which means to find paths for its whole new life. The time period which has been focused here goes from 1920 to 1934: the very successful years of the Agricultural Colony of Terenos. Education should be a preparation for life and those German people were exposed to a new world mentality and its differences, totally distinct of their standard education, their old known life and culture. In this particular case education had been fundamental and gave them enough background to support all the adversities. The purpose which we have been searching for in this essay is to understand and register this peculiar process or even the evolution of this period of immigration’s history in this State. Why did those people come to the South of the wild Mato Grosso, when there were so many welldone and advanced colonies in the South of Brazil at that time? What kind of education process were they exposed to? What kind of “textbooks” had they dealt with? What kind of school had their children attended to? Was there after all a schooling waiting for them? For lack of it what kind of strategies were they looking after in order to supply this gap? Those are the main questions, actually the clues, whose answers and paths we have been looking for throughout this study.
Palavras-chave: Imigração Alemã
Diversidade Cultural
Antropologia Educacional
Mato Grosso do Sul
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1032
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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