Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1031
Tipo: | Dissertação |
Título: | Política de financiamento da educação: o custo/aluno de duas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul |
Autor(es): | Fernandes, Solange Jarcem |
Primeiro orientador: | Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar o custo/aluno no ano de 2004, de duas escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, no qual procurou identificar os principais elementos que compõem o custo direto de funcionamento dessas escolas com o objetivo de verificar quanto o poder público gasta efetivamente na unidade escolar e comparar o valor levantado com os parâmetros estabelecidos pela política de financiamento do ensino público, política essa focalizada no Ensino Fundamental. Para a composição dos custos levantou-se os seguintes elementos de despesas: salário do pessoal docente e não docente, material permanente, material de consumo, outros serviços (água, luz, telefone, internet), merenda escolar, livro didático e valores recebidos e gerados pela Associação de Pais e Mestres (APM). Analisou-se ainda os Balanços Gerais do Estado e os Demonstrativos Financeiros da Secretaria de Estado de Educação, com o objetivo de levantar o gasto/aluno da Rede Estadual, para efeito de comparação com os valores do custo/aluno realizado na escola. Os custos totais médios levantados apresentam similaridades entre si, o custo da Escola 1 foi de R$ 786,87 e da Escola 2 foi R$ 777,48 com diferença de 1,19%, o que indica uma mensalidade média de R$ 65,00. Ressalta-se, também, que oitenta por cento desses custos referem-se a pagamento de salários para os docentes e não docentes. Quanto as etapas e modalidades de ensino oferecidas por essas escolas, o ensino fundamental apresentou o maior custo/aluno pelo fato de ter sido priorizado pela Política de Financiamento implementada a partir da década de 1990. |
Abstract: | This work has as objective to present and to analyze the cost/student during the year 2004, at two schools of the State of Mato Grosso do Sul Public School System, in which there was an attempt to identify the main elements that compose the direct cost of operation of these schools with the objective of verifying how the public authority in fact spends in the school unit and to compare the verified value with the parameters established for the financing policies of the public education in the Elementary Education. For the composition of the costs the following elements of expenses were investigated: wage of the educational and non educational personnel, permanent material, consumption material, other services (water, electricity, telephone, internet), school meals, text books and values received and generated by the Parents and Teacher's Association (PTA). The General balance of the State and the Financial Statements of the State Bureau of Education were also analyzed, with the objective of finding the costs/student in the State Public Schools for comparison with the values of the costs/student in the school. The total average costs found present similarities to each other, the cost of School 01 was of R$ 786,87 and of School 02 was R$ 777,48 a difference of 1,19%, which indicates an average cost of R$ 65,00. It must be stated that 80% of those costs refer to payment of wages to the teachers and staff. As the stages and teaching modalities offered by these schools, the elementary teaching presented the largest cost/student because it was prioritized by the Financing Policies implemented starting from the 1990's. |
Palavras-chave: | Financiamento da Educação Política Educacional Administração da Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1031 |
Data do documento: | 2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Solange Fernandes.pdf | 974,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.