Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9964
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Construção e validação de vídeo educacional sobre saúde ocupacional de motoristas de caminhão
Autor(es): VITÓRIA PLAZAS BECCARIA
Primeiro orientador: MARIANA ALVINA DOS SANTOS
Resumo: Introdução: A saúde ocupacional impacta na segurança e saúde, e alguns coletivos enfrentam maior vulnerabilidade a circunstâncias nocivas, justificando condutores de caminhão serem alvo de ações de pesquisa e educação em saúde. Objetivo: Construir e validar vídeo educacional destinado a motoristas de caminhão. Método: Entre março e setembro de 2024, foi realizado um estudo para desenvolver e validar um vídeo educativo em duas fases distintas. Na primeira fase, a partir dos resultados de uma pesquisa primária, foi realizada uma revisão de literatura para orientar a criação do roteiro e storyboard. Seguindo a metodologia de Kindem e Musberg, o vídeo foi produzido com etapas de pré-produção, produção e pós-produção, utilizando ferramentas como Adobe After Effects, Canva e Audacity para edição e gravação. Na segunda fase, o vídeo foi submetido a uma avaliação criteriosa por especialistas, considerando aspectos como conteúdo, clareza, didática, qualidade audiovisual, aplicabilidade, originalidade e objetivo. Inicialmente, nove especialistas participaram dessa avaliação, e após ajustes sugeridos, sete especialistas realizaram uma reavaliação. Em cada etapa de avaliação, foi calculada a Razão de Validade de Conteúdo (CVR), levando em conta o número total de especialistas e o número daqueles que atribuíram nota positiva, para verificar as evidências de validade com base nos processos de resposta. Resultados: Na segunda rodada, todos os itens obtiveram CVR de 1,0. A extensão final compreende três minutos e trinta segundos, atendendo à redução de tempo. As correções intencionaram evitar dupla interpretação das orientações, adequar a linguagem e promover diversidade racial e de gênero. Conclusão: O vídeo validado poderá conscientizar motoristas de caminhão sobre adoção de hábitos saudáveis, qualidade do sono, além da prevenção de transtornos mentais. Futuras pesquisas poderão avaliar a eficácia de materiais audiovisuais na retenção de informações e mudança de comportamento dos ouvintes.
Abstract: Introduction: Occupational health has an impact on health and safety, and some groups face greater vulnerability to harmful circumstances, justifying truck drivers being the target of research and health education actions. Objective: To build and validate an educational video for truck drivers. Method: Between March and September 2024, a study was carried out to develop and validate an educational video in two distinct phases. In the first phase, based on the results of primary research, a literature review was carried out to guide the creation of the script and storyboard. Following Kindem and Musberg's methodology, the video was produced in pre-production, production and post-production stages, using tools such as Adobe After Effects, Canva and Audacity for editing and recording. In the second phase, the video was subjected to a careful evaluation by experts, considering aspects such as content, clarity, didactics, audiovisual quality, applicability, originality and objective. Initially, nine experts took part in this evaluation, and after suggested adjustments, seven experts carried out a re-evaluation. At each evaluation stage, the Content Validity Ratio (CVR) was calculated, taking into account the total number of experts and the number of those who gave a positive score, to verify the evidence of validity based on the response processes. Results: In the second round, all items obtained a CVR of 1.0. The final length is three minutes and thirty seconds, in line with the time reduction. The corrections were aimed at avoiding double interpretation of the guidelines, adapting the language and promoting racial and gender diversity. Conclusion: The validated video could raise awareness among truck drivers about adopting healthy habits, sleep quality and the prevention of mental disorders. Future research could evaluate the effectiveness of audiovisual materials in retaining information and changing listeners' behavior.
Palavras-chave: Filme e Vídeo Educativo
Qualidade de Vida
Saúde do Trabalhador
Sono
Transtornos Mentais.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9964
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Enfermagem - Bacharelado (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
12654.pdf441,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.