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Tipo: Dissertação
Título: PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ/MS: DESAFIOS EDUCACIONAIS NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA
Autor(es): Daniella Ibarreche de Menezes
Primeiro orientador: Marco Aurelio Machado de Oliveira
Resumo: Esta dissertação explora a percepção de docentes da rede pública municipal de ensino de Corumbá sobre a realidade de alunos de origem boliviana nas instituições de ensino do município. A pesquisa de campo foi desenvolvida em uma escola na parte alta da zona urbana municipal, e com crescente população proveniente da Bolívia. O objetivo geral é analisar a realidade do aluno de origem boliviana nas instituições municipais de educação do município de Corumbá, e objetivos específicos, identificar os desafios enfrentados por esses alunos e oportunizar o fortalecimento de ações para a melhoria do acolhimento e das relações no ambiente escolar. Como um de seus procedimentos metodológicos, foi realizado levantamento de pesquisas já desenvolvidas por egressos do Mestrado em Estudos Fronteiriços no âmbito educacional municipal, para dimensionar os estudos já existentes com essa temática, além de reflexões sobre as produções de autores como Álvaro Vieira Pinto e Pierre Bourdieu, fazendo uma correspondência com o contexto de escolas situadas em regiões de fronteira. Essa pesquisa possui abordagem qualitativa, buscando entendimento a partir da perspectiva dos participantes e do contexto em que ocorrem. Como técnica de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com professores que atuam na Educação Infantil da escola pesquisada. De acordo com os resultados alcançados nas entrevistas, percebeu-se que a falta de suporte das escolas e de uma formação adequada para atuar em escolas localizadas em uma fronteira, incide diretamente na realidade dos alunos de origem boliviana. Palavras-chave: Educação. Fronteira. Alunos de Origem Boliviana.
Abstract: This dissertation explores the perception of teachers from the municipal public school system of Corumbá about the reality of students of Bolivian origin in the educational institutions of the municipality. The field research was carried out in a school in the upper part of the municipal urban area, with a growing population from Bolivia. The general objective is to analyze the reality of the student of Bolivian origin in the municipal education institutions of the municipality of Corumbá, and specific objectives, to identify the challenges faced by these students and to provide opportunities for the strengthening of actions to improve the reception and relationships in the school environment. . As one of its methodological procedures, a survey was carried out of research already developed by graduates of the Master's Degree in Border Studies in the municipal educational sphere, to dimension the existing studies with this theme, in addition to reflections on the productions of authors such as Álvaro Vieira Pinto and Pierre Bordieu, making a correspondence with the context of schools located in border regions. This research has a qualitative approach, seeking understanding from the perspective of the participants and the context in which they occur. As a data collection technique, semi-structured interviews were used with teachers who work in Early Childhood Education at the researched school. According to the results achieved in the interviews, it was perceived that the lack of support from schools and adequate training to work in schools located on a border directly affects the reality of students of Bolivian origin. Keywords: Education. Border. Students of Bolivian Origin.
Palavras-chave: Educação
Fronteira
Alunos de Origem Boliviana.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9946
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços

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