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Tipo: Tese
Título: Memoria y violencia en las producciones artísticas colombianas contemporáneas: Doris Salcedo, Óscar Muñoz y Clemencia Echeverri
Autor(es): Miguel Angel Ariza Benavides
Primeiro orientador: Angela Maria Guida
Resumo: A partir do estudo das obras de Doris Salcedo: 6 e 7 de Noviembre (2002) e Quebrantos (2019), de Óscar Muñoz: Ambulatorio (1994), Proyecto para um Memorial (2004-2005), Biografias (2002), Aliento (1995), Impresiones débiles (2011) e de Clemencia Echeverri: Treno (2007), Nóctulo (2015) e Duelos (2019), o seguinte trabalho propõe problematizar a relação entre arte, memória e corpo em um cenário de violência. Através de uma análise das obras e da forma como os diferentes atores da violência - vítimas, responsáveis e testemunhas - são representados. Buscando também promover uma reflexão sobre as possíveis relações desses conceitos com o poder estatal e suas instituições de forma concreta, metafórica ou simbólica nas obras de arte. Para isso, será realizado um estudo e análise teórica, abordando principalmente os conceitos de memória, imagem e representação nas obras artísticas dos três artistas mencionados. Como ponto de debate teórico entre as diferentes obras e os conceitos abordados, a seguinte pergunta será levantada como norte de estudo: como, através das obras artísticas desses três artistas, se propõe uma forma alternativa de formulação da memória histórica dos corpos representados em contextos de violência, neste caso o colombiano, e como essa memória pode-se inscrever nos corpos físicos, teóricos, artísticos e institucionais, que se perguntam sobre a memória da violência? Refletindo e mostrando alguns dos limites da representação e a abertura para as possibilidades do irrepresentável e indizível através da arte, bem como algumas de suas possibilidades expressivas. A tese está dividida em cinco capítulos: o primeiro é introdutório para alguns conceitos básicos que permeiam as obras estudadas, bem como para entender o contexto político e social a partir do qual os artistas e suas obras são abordados neste trabalho; um capítulo será dedicado a cada artista. II. Doris Salcedo, III. Óscar Muñoz, IV. Clemencia Echeverri e o quinto e último capítulo corresponderá a uma reflexão da confluência artística e metodológica entre os três artistas assim como as suas possíveis diferenças. Busco demonstrar com o estudo desses três artistas e com algumas das suas obras, parte das formas em que se constitui a memória da violência e o conflito armado na Colômbia, como também, possíveis caminhos que vislumbrem outras possibilidades de entender e criar memória dessa violência através da relação entre arte e memória.
Abstract: Based on the study of the works of Doris Salcedo: 6 and 7 of November (2002) and Quebrantos (2019); of Óscar Muñoz: Ambulatorio (1994), Proyecto para un Memorial (2004-2005), Biografías (2002), Aliento (1995), Impresiones débiles (2011); and of Clemencia Echeverri: Treno (2007), Nóctulo (2015), and Duelos (2019), the following work aims to problematize the relationship between art, memory, and body in a context of violence. Through an analysis of the works and the way in which the different actors of violence are represented—victims, perpetrators, and witnesses—it also seeks to promote reflection on the possible relationships of these concepts with state power and its institutions in concrete, metaphorical, or symbolic ways within the artworks. To this end, a theoretical study and analysis will be conducted, primarily addressing the concepts of memory, image, and representation in the artistic works of the three mentioned artists. The theoretical debate among the various works and the concepts addressed will center around the following guiding question: how do the artistic works of these three artists propose an alternative way of enunciating the historical memory of the bodies represented in contexts of violence, in this case, the Colombian context, and how can that memory be inscribed in the physical, theoretical, artistic, and institutional bodies that question the memory of violence? This will involve reflecting on and demonstrating some of the limits of representation and the openness to the possibilities of the unrepresentable and unspeakable through art, as well as some of its expressive possibilities. The thesis is divided into five chapters: the first is introductory, covering some foundational concepts that permeate the studied works, as well as understanding the political and social context from which the artists and their works are approached in this study; there will be one chapter dedicated to each artist. II. Doris Salcedo, III. Óscar Muñoz, IV. Clemencia Echeverri, the fifth and final chapter corresponds to a reflection on the artistic and methodological confluence among these three artists as well as their possible differences. I seek to demonstrate through the study of these three artists and the selected works part of the ways in which the memory of violence and armed conflict in Colombia is constituted, as well as possible paths that envision other possibilities of understanding and memorializing that violence through the relationship between art and memory.
Palavras-chave: Arte contemporânea
Colômbia
Contemporâneo
Memoria
Violência.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9943
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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