Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9865
Tipo: | Material Didático |
Título: | KREKIAGE OFAIE’Ã! II |
Título(s) alternativo(s): | KREKIAGE OFAIE’Ã! II Vamos estudar Ofaié! |
Resumo: | Saberes Indígenas na Escola é uma ação que busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica nas escolas indígenas; oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas; oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas; fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da educação escolar indígena. Este livro é resultado de um trabalho persistente e incansável de iniciação de revitalização da língua ofaié. Nosso objetivo é que seja instrumento incentivador da aprendizagem de vocabulário, de frases simples e pequenos textos da língua ofaié. As lições são basicamente em ofaié. Apenas alguns enunciados estão em língua portuguesa, porque a língua está com algum déficit vocabular, devido a muitas décadas de desuso e cada lição demanda grande esforço do professor que está com seu repertório linguístico também prejudicado pelo desuso. As lições procuram versar sobre temas comuns à realidade dinâmica da comunidade e que sejam do interesse dos alunos. No final de cada lição há um pequeno texto em língua portuguesa, cujos objetivos são estimular os alunos a serem curiosos, a pensar sobre o mundo além da aldeia e a fazer uma reflexão sobre a cultura ofaié. Quando possível, a reflexão deverá ser usada para reforçar o vocabulário em língua ofaié. |
Abstract: | Indigenous Knowledge at School is an action that seeks to promote the continued training of teachers in indigenous school education, especially those who work in the initial years of basic education in indigenous schools; offer didactic and pedagogical resources that meet the specificities of community organization, multilingualism and interculturality that underpin educational projects in indigenous communities; offer subsidies for the development of curricula, definition of methodologies and evaluation processes that meet the specificities of the literacy, numeracy and knowledge processes of indigenous peoples; encourage research that results in the creation of teaching and para-teaching materials in different languages, bilingual and monolingual, according to the sociolinguistic situation and in accordance with the specificities of indigenous school education. This book is the result of persistent and tireless work to initiate the revitalization of the Ofaié language. Our goal is for it to be an encouraging tool for learning vocabulary, simple phrases and short texts in the Ofaié language. The lessons are basically in Ofaié. Only a few statements are in Portuguese, because the language has some vocabulary deficit, due to many decades of disuse and each lesson demands great effort from the teacher, whose linguistic repertoire is also damaged by disuse. The lessons seek to cover themes common to the dynamic reality of the community and that are of interest to the students. At the end of each lesson there is a short text in Portuguese, the objectives of which are to encourage students to be curious, to think about the world beyond the village and to reflect on Ofaié culture. When possible, reflection should be used to reinforce Ofaié vocabulary. |
Palavras-chave: | Material didático Saberes Indígenas Língua Ofaié Terra Indígena Ofayé-Xavante |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9865 |
Aparece nas coleções: | Saberes Indígenas na Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KREKIAGE_OFAIE_2024.pdf | 8,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons