Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9805
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O impacto do vínculo professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem |
Autor(es): | FABIO MAZZIERO JUNIOR |
Primeiro orientador: | CAMILA BELLINI COLUSSI MACEDO |
Resumo: | O vínculo afetivo formado entre professores e alunos é um componente do processo de ensino e aprendizagem que frequentemente não é levado em conta no processo pedagógico. Entretanto, os impactos desse vínculo não só sobre o ensino, e portanto o desempenho acadêmico dos alunos, é extremamente relevante e pode ser utilizado para o melhor exercício da pedagogia. A afetividade é importante em praticamente todas as áreas da vida, e a educação não é exceção, como demonstrado por inúmeras pesquisas de cunho empírico e também teórico. Nota-se que este vínculo, independente da perspectiva sob a qual ele é analisado, tem um impacto relevante sobre o processo de ensino e aprendizagem. Sob uma perspectiva Psicanalítica, este trabalho realiza uma revisão bibliográfica narrativa sobre a relação entre vínculos professor-aluno e o desempenho acadêmico, descrevendo a fundamentação teórica sobre a formação e manutenção desses vínculos buscando caracterizar o estado da arte da Psicanálise e da Psicologia Psicodinâmica sobre este tópico. |
Abstract: | The affective bond between teachers and students is a component of the process of teaching and learning that is often not taken into account in the pedagogical process. However, the impact of this bond not only on teaching, and therefore on the academic performance of students, is extremely relevant and can be utilized to improve the practice of pedagogy. Affect is important in almost every areas of life, and education is no exception to that, as demonstrated by multiple empirical and theoretical studies. Regardless of what perspective is taken when analyzing this bond, it is clear that it has a significant effect on the process of teaching and learning. Through a Psychoanalytical lens, this narrative review on the relationship between the teacher-student bond and academic performance describes the theoretical framework on the formation and maintenance of these bonds, seeking to characterize the state of the art of the Psychoanalitical and Psychodynamic literature on this topic. |
Palavras-chave: | Psicanálise educação vínculo professor-aluno |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9805 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Psicologia - Bacharelado (FACH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
20036.pdf | 216,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.