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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM PONTA PORÖMS
Autor(es): 
Primeiro orientador: MARA LUCINEIA MARQUES CORREA BUENO
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os impactos da pandemia de Covid-19 na implementação das ações da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765/2019, de maneira específica sua aplicabilidade na região fronteiriça brasileira de Ponta Porã no Mato Grosso do Sul com Pedro Juan Caballero no Paraguai. A pesquisa tem caráter qualitativo (RICHARDSON, 2012), envolvendo pesquisa documental (CELLARD, 2012), análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e de campo (CRESWELL, 2021). O problema de pesquisa busca responder à seguinte questão: quais impactos da implementação das ações do PNA no currículo Municipal de Ponta Porã, considerando a pandemia da COVID-19, entre os anos de 2020 a 2023? Para responder a pergunta organizou-se seções, sendo que a primeira seção apresenta-se aspectos geográficos e socioeconômicos, bem como a convivência cultural e educacional que caracteriza as cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Já a segunda seção, explicita o PNA e sua organização pela Secretaria Municipal de Educação. Por fim, na terceira seção, analisaram-se os efeitos do período pandêmico sobre o processo de alfabetização e seus possíveis impactos na realidade fronteiriça. Discute-se como as limitações de acesso à escola, somadas aos desafios do ensino remoto emergencial, impactaram as habilidades de leitura, escrita e matemática dos estudantes. O período pandêmico afetou especialmente alunos de famílias de baixo poder aquisitivo com acesso limitado a recursos para alfabetização e dificultou o acesso dos estudantes de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, às escolas brasileiras devido ao fechamento da fronteira. Palavra-chave: Alfabetização, Educação em região de fronteira, Política Educacional.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo investigar los impactos de la pandemia de Covid-19 en la implementación de las acciones de la Política Nacional de Alfabetización (PNA), establecida por el Decreto nº 9.765/2019, específicamente su aplicabilidad en la región fronteriza brasileña de Ponta Porã en Mato Grosso do Sul con Pedro Juan Caballero en Paraguay. La investigación es de carácter cualitativo (RICHARDSON, 2012), involucrando investigación documental (CELLARD, 2012), análisis de contenido (BARDIN, 2016) y análisis de campo (CRESWELL, 2021). El problema de investigación busca responder a la siguiente pregunta: ¿cuáles son los impactos de la implementación de acciones de la PNA en el currículo municipal de Ponta Porã, considerando la pandemia de COVID-19, entre los años 2020 y 2023?Para responder a la pregunta se organizaron secciones, presentando la primera sección aspectos geográficos y socioeconómicos, así como la convivencia cultural y educativa que caracteriza a las ciudades de Ponta Porã y Pedro Juan Caballero. La segunda sección explica la PNA y su organización a través de la Secretaría Municipal de Educación. Finalmente, en la tercera sección se analizaron los efectos del período pandémico en el proceso de alfabetización y sus posibles impactos en la realidad fronteriza. Se discute cómo las limitaciones de acceso a la escuela, sumadas a los desafíos de la enseñanza remota de emergencia, impactaron las habilidades de lectura, escritura y matemáticas de los estudiantes. El período de la pandemia afectó especialmente a estudiantes de familias de bajos ingresos con acceso limitado a recursos de alfabetización y dificultó el acceso de los estudiantes de Pedro Juan Caballero, Paraguay, a las escuelas brasileñas debido al cierre de fronteras. Palabra clave: Alfabetización. La educación en una región fronteriza. Política Educativa.
Palavras-chave: Alfabetização. Alfabetização
Educação em região de fronteira
Política Educacional.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9766
Data do documento: 2024
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