Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/972
Tipo: Dissertação
Título: Pesquisa de bacilos alcool-ácido resistentes em cortes histologicos de lesões sugestivas de tuberculose em bovinos
Autor(es): Martins, Susiene da Costa
Abstract: O presente estudo verificou a ocorrência de bacilos álcool-ácido resistentes, em linfonodos de bovinos com lesões sugestivas de tuberculose observadas durante inspeção sanitária em abatedouros-frigoríficos sob Serviço de Inspeção Federal (SIF), em Mato Grosso do Sul no período de maio a novembro de 2003. Foram colhidas 63 amostras que, depois de fixadas, foram destinadas à histopatologia e processadas pela técnica rotineira de inclusão em parafina. Cortes de 4mm foram corados pela hematoxilina-eosina (HE) e pela técnica de Ziehl Neelsen-Faraco. À histopatologia, 74,6% dos casos evidenciaram lesões granulomatosas características de tuberculose ganglionar, 17,5% apresentaram lesões nodulares inespecíficas e 7,9% inconclusivos, apresentando-se como processos inflamatórios difusos. Bacilos álcool-ácido resistentes foram observados em 70% das lâminas coradas pela técnica de Ziehl Neelsen-Faraco.
Palavras-chave: Inspeção de Carne e Produtos Derivados
Inspeção Higiênico-Sanitária de Produtos de Origem Animal
Instalações Industriais
Tuberculose Bovina
Frigoríficos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/972
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ciência Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Susiene da Costa Martins.pdf488,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.