Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9716
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de professores para contextos de fronteiras
Autor(es): JUSSARA JESUS FERNANDES FARIAS
Primeiro orientador: PATRICIA TEIXEIRA TAVANO
Resumo: Contribuir com discussões na área de currículo e formação de professores ao sistematizar e discutir elementos que compõem um Projeto pedagógico de curso da UFMS, e que possam ser vinculados á sua atuação dos egressos no contexto de fronteiras.
Abstract: This text aims to analyze the training of teachers to work in schools located on international border, specifically in Corumbá, Mato Grosso do Sul, a municipality that establishes a border with the Bolivian cities of Puerto Quijarro and Puerto Soarez. Through analysis of the dissertations of the Postgraduate Program in Border Studies at UFMS, we observed that in a border education context, with commuting migrant students, who commute to schools in Corumbá every day, one of the challenges encountered is the language and the lack of specific training for teachers who work in a border context. We problematize the curriculum of universities as teacher trainers, since they disregard the knowledge produced in school contexts, whose differentiated realities are left aside.
Palavras-chave: Fronteira
Formação de professores
Ensino
Migração Internacional.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9716
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.