Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9673
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise de Viabilidade Técnica e Econômica para Implantação de um Eletroposto de Carga Rápida no Setor III da UFMS |
Autor(es): | Daiane Soares Correa |
Primeiro orientador: | Ruben Barros Godoy |
Resumo: | Pretende-se apresentar, nesta dissertação, uma abordagem sobre a viabilidade de implantação de um Eletroposto de recarga rápida na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, no Setor III. A análise compreenderá uma abordagem técnica e econômica, inspirada nas características do Eletroposto existente no Setor I, resultante do projeto “Desenvolvimento de Sistema Nacional de Recarga Rápida de Bicicletas e Veículos Elétricos para Aplicações V2G”. O modelo caracterizado indica uma proposta promissora sobre uma padronização para uma infraestrutura otimizada, por outro lado, é possível instigar um provável cenário da rede de média tensão, abordando características do perfil de tensão nos barramentos, bem como as perdas na distribuição. Com isso, o diferencial do estudo é a totalidade das contribuições para fomentar o modelo de negócio na área de políticas públicas, do estudo da rede, da precificação e, principalmente, auxiliar na tomada de decisão dos diferentes setores elétricos através dos indicadores que serão apresentados. Para a análise dos dados para estudo de fluxo de potência, foram atribuídos diferentes cenários de demanda elétrica, utilizando a modelagem da rede de distribuição do Setor III como um estudo de caso para estimar o perfil de utilização. Uma vez definido o consumo na ponta e fora de ponta, foi realizada uma análise financeira para tarifação, estabelecendo a precificação para as modalidades Azul e Verde conforme a tarifa aplicada pela concessionária local para o grupo A. Os resultados da análise técnica referente ao perfil de tensão nos barramentos indicam valores dentro dos limites aceitáveis, e as perdas técnicas do alimentador obtidas são da ordem de aproximadamente 2%. Ao considerar um consumo mensal de 4.950 kWh em horários na ponta, 11.175 kWh nos horários fora de ponta, juntamente com uma geração solar mensal de 1.879 kWh, a tarifa Azul mostrou-se a opção mais econômica, sem e com o contrato de demanda em R$ 9.157,00 e R$ 22.039,00, respectivamente. Sob a perspectiva do orçamento para três possíveis cenários, sugere-se o cenário parcial com geração distribuída, indicando rentabilidade e viabilidade, tendo em vista a TIR de 21% e o VPL de aproximadamente R$ 503 mil, e a tarifa de recarga veicular em R$ 2,21, mas sem inclusão de encargos. Desse modo, pôde-se verificar este modelo de Eletroposto como uma possível referência nacional na solução da eletromobilidade com foco na precificação por meio de análises técnicas e econômicas realizada no Setor III da UFMS. |
Abstract: | In this dissertation, a comprehensive analysis is conducted on the feasibility of implementing a fast-charging station at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), in Sector III. The analysis encompasses both technical and economic aspects, inspired by the characteristics of the existing fast-charging station in Sector I, which is part of the "Development of a National Fast Charging System for Bicycles and Electric Vehicles for V2G Applications" project. The characterized model indicates a promising proposal for standardizing an optimized infrastructure. Additionally, it explores a potential scenario for the medium voltage network, addressing voltage profile characteristics at busbars and distribution losses.The study's unique contribution lies in its comprehensive approach to fostering a business model in public policy, network analysis, pricing, and aiding decision-making in various electric sectors through the presented indicators. For the power flow study, different electric demand scenarios were considered, utilizing the distribution network modeling of Sector III as a case study to estimate the usage profile. Once the peak and off-peak consumption were defined, a financial analysis for pricing was conducted, establishing rates for the Blue and Green modalities according to the tariff applied by the local utility for group A.The technical analysis results indicate that the voltage profile values at the busbars are within acceptable limits, and the feeder's technical losses are approximately 2%. Considering a monthly consumption of 4,950 kWh during peak hours and 11,175 kWh during off-peak hours, along with a monthly solar generation of 1,879 kWh, the Blue tariff proved to be the most economical option, both with and without a demand contract, at R$ 9,157.00 and R$ 22,039.00, respectively. From the perspective of the budget for three possible scenarios, the partial scenario with distributed generation is suggested, indicating profitability and viability, in view of the TIR of 21% and the VPL of approximately R$503,000, and the vehicle recharging tariff of R$2.21, but without the inclusion of charges. Thus, this fast-charging station model is verified as a potential national reference for electromobility solutions, focusing on pricing through technical and economic analyses conducted in Sector III of UFMS. |
Palavras-chave: | Econômica, Implantação, Eletroposto, Carga Rápida |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9673 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
2024_dissertacao_daianesc.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.