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Tipo: Dissertação
Título: Uma baiana de olhos verdes: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais em Carmen Miranda e o Brasil da Colonialidade do poder na década de 1930
Autor(es): BRUNA RAQUEL NUNES DE MORAIS
Primeiro orientador: Fabio da Silva Sousa
Resumo: Essa dissertação explora a colonialidade na identidade nacional brasileira da década de 1930 promovida pelo governo varguista e articulada por Carmen Miranda - a maior intérprete e representante da identidade nacional do período, que exaltava a nação, o samba e o mulato (a) com suas canções nacionalistas e, em sua figura de mulata/baiana branqueada. A dissertação tem o propósito de debater a colonialidade da década de 1930 em usar os mulatos/negros para compor uma identidade, o estereotipando e sensualizado, mas, não é um trabalho dos Estudos Étnicos Raciais e nem de História e sim um trabalho interdisciplinar dos Estudos Culturais. A dissertação foi construída em uma perspectiva decolonial, debatendo a colonialidade em exaltar a miscigenação/mulato numa apresentação branqueada na figura de Carmen Miranda, que acaba branqueando a nação que se dizia mestiça, mas, era representada pela brancura de Carmen. O problema da pesquisa está em evidenciar e refletir a colonialidade da identidade nacional da década de 1930 no Brasil, que, classificava as raças, exaltava, estereotipava e sensualizava o mulato numa apresentação branqueada, redimensionando a branquitude. A valorização da miscigenação e do mulato na década de 1930 invizibiliza as linhagens originais do mestiço/mulato e se torna um caminho para a branquitude hegemônica. A dissertação divide-se em quatro capítulos: o capítulo um apresenta a vida e carreira de Carmen Miranda e a questão mulata da década de 1930 no Brasil. O capítulo dois discute o que é a colonialidade e como ela está presente na identidade nacional brasileira do período. O capítulo três apresenta o que é a identidade, a cultura e a representação. E o último capítulo analisa a colonialidade nas canções gravadas por Carmen Miranda, através do debate de suas canções. A metodologia da pesquisa é qualitativa, investigando variadas fontes cientificas relacionadas à Carmen Miranda. Além das pesquisas bibliográficas, foi realizada uma análise de sete canções da artista. Como resultado é concluído que Carmen Miranda tem contribuição na legitimação da identidade nacional brasileira na década de 1930, identidade essa que, atualiza a colonialidade ao exaltar e sensualizar a miscigenação/mulato, ao invisibilizar as raças subalternizadas na mestiçagem, redimensionando a branquitude, e, ao tirar o samba da marginalidade, mas, não seus criadores: os negros.
Abstract: This dissertation explores the coloniality in the Brazilian national identity of the 1930s promoted by the Vargas government and articulated by Carmen Miranda - the greatest interpreter and representative of the national identity of the period, who exalted the nation, samba and the mulatto (a) with her nationalist songs and, in her figure of a whitened mulatto/Bahian. The dissertation aims to debate the coloniality of the 1930s in using mulattos/blacks to compose an identity, stereotyping and sensualizing them, but it is not a work of Ethnic Racial Studies or History, but rather an interdisciplinary work of Cultural Studies. The dissertation was constructed in a decolonial perspective, debating the coloniality in exalting miscegenation/mulatto in a whitened presentation in the figure of Carmen Miranda, who ends up whitening the nation that claimed to be mixed race, but was represented by Carmen's whiteness. The research problem is to highlight and reflect on the coloniality of the national identity of the 1930s in Brazil, which classified races, exalted, stereotyped and sensualized the mulatto in a whitened presentation, redimensioning whiteness. The valorization of miscegenation and the mulatto in the 1930s makes the original lineages of the mestizo/mulatto invisible and becomes a path to hegemonic whiteness. The dissertation is divided into four chapters: chapter one presents the life and career of Carmen Miranda and the mulatto issue of the 1930s in Brazil. Chapter two discusses what coloniality is and how it is present in the Brazilian national identity of the period. Chapter three presents what identity, culture and representation are. And the last chapter analyzes coloniality in the songs recorded by Carmen Miranda, through the discussion of her songs. The research methodology is qualitative, investigating various scientific sources related to Carmen Miranda. In addition to the bibliographical research, an analysis of seven of the artist's songs was carried out. As a result, it is concluded that Carmen Miranda contributed to the legitimization of Brazilian national identity in the 1930s, an identity that updated coloniality by exalting and sensualizing miscegenation/mulatto, by making the subalternized races invisible in miscegenation, by redimensioning whiteness, and by taking samba out of marginality, but not its creators: black people.
Palavras-chave: Samba
Getúlio Vargas
Mulata
Política da Boa Vizinhança
Debates raciais.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9662
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

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