Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9655
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Afinal, porque e para que ensinamos História: Uma experiência no Programa Residência Pedagógica |
Autor(es): | DAYANE BERNAL ANICETO PIRES |
Primeiro orientador: | DULCELI DE LOURDES TONET ESTACHESKI |
Resumo: | O artigo aborda os desafios contemporâneos do ensino de História, baseado na experiência de uma aluna residente no Programa Residência Pedagógica na Escola Estadual Fátima Gaiotto Sampaio, Nova Andradina-MS. A pesquisa envolveu observações de aulas de História do Ensino Médio e questionários aplicados aos alunos do 3º ano. Os resultados destacaram problemas como o desinteresse e a apatia dos/as alunos/as, especialmente os/as que trabalham, além da desvalorização dos/as professores/as de História. Mesmo com 90% dos/as alunos/as considerando a disciplina importante, o envolvimento durante as aulas é baixo. O artigo sugere a necessidade de reavaliar o currículo e implementar abordagens pedagógicas mais engajadoras, citando autores/as como Isabel Barca, Jörn Rüsen, Luis Fernando Cerri e Jorge Larrosa Bondía, que defendem métodos que conectem o conteúdo histórico com a realidade dos/as alunos/as, promovendo uma compreensão crítica e contextualizada do passado e sua relevância no presente. |
Abstract: | The article addresses contemporary challenges in teaching History, based on the experience of a resident student in the Pedagogical Residency Program at Fátima Gaiotto Sampaio State School, Nova Andradina-MS. The research involved observing high school History classes and administering questionnaires to 3rd-year students. The results highlighted issues such as student disinterest and apathy, especially among working students, as well as the undervaluation of History teachers. Despite 90% of students considering the subject important, classroom engagement is low. The article suggests the need to reevaluate the curriculum and implement more engaging pedagogical approaches, citing authors like Isabel Barca, Jörn Rüsen, Luis Fernando Cerri, and Jorge Larrosa Bondía, who advocate for methods that connect historical content with students' realities, promcoting a critical and contextualized understanding of the past and its relevance to the present. |
Palavras-chave: | Ensino de ensino Residência Pedagógica Consciência histórica |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9655 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | História - Licenciatura (CPNA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
18866.pdf | 194,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.