Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9621
Tipo: Dissertação
Título: NARRATIVAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: DO TRABALHO EDUCATIVO À PERCEPÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES
Autor(es): MARY JUVENCIO MACEDO
Primeiro orientador: Helen Paola Vieira Bueno
Resumo: A temática desta pesquisa foi se moldando através das inquietações, anseios pelo debate, e na busca por respostas acerca da profissão docente, mais especificamente da educação especial e inclusiva. O objetivo maior desse estudo, é descrever o cotidiano escolar, por meio de narrativas de professores que atuam na educação especial e analisar esses relatos com os autores dos estudos culturais. Buscou-se analisar as referências históricas e culturais do mundo do trabalho e do trabalho docente. Buscou-se também compreender como a identidade do professor da educação especial e inclusiva foi sendo construída, analisando as identidades de gênero na profissão docente. Através das narrativas dos profissionais da educação especial, sobre suas experiências, foi possível ter uma amostra dos desafios que enfrentam no dia a dia da escola, e quais ações utilizam para os enfrentamentos, levando-se em consideração o enorme esforço que fazem para adaptar os conteúdos e a rotina escolar, respeitando as limitações dos alunos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva, de corte transversal. Os participantes, são 8 professores da Educação Especial que atuam no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Foi elaborado especialmente para esse estudo, um questionário semiestruturado com perguntas fechadas, de múltipla escolha ou de completar, que abrange diferentes esferas da vida e trabalho do professor. Os resultados apontaram que o professor de educação especial e inclusiva sofre de exaustão, por conta da alta demanda em preparar materiais didáticos, em trabalhos burocráticos, pela sobrecarga e superlotação de alunos, pela falta de mais professores com especialização em educação especial, e pela falta de tempo para conseguir cumprir com essas demandas, impactando diretamente na qualidade de vida desse professor. Os docentes relatam que consideram o cotidiano de trabalho estressante e desafiador, alguns já pensaram em desistir de suas funções e que investem do próprio salário para capacitação. Este estudo revelou a importância da construção de mais políticas públicas voltados a capacitação docente, de mais contratação de mão de obra especializada na área, a necessidade de mais investimentos em materiais e jogos pedagógicos e uma política de saúde mental voltadas a esses profissionais. Palavras-chave: Profissão Docente. Narrativas. Educação Especial. Saúde Mental.
Abstract: The theme of this research was shaped by concerns, desires for debate, and the search for answers about the teaching profession, more specifically special and inclusive education. The main objective of this study is to describe the daily school routine through the narratives of teachers who work in special education and to analyze these reports with the authors of cultural studies. The aim was to analyze the historical and cultural references of the world of work and teaching work. The aim was also to understand how the identity of the special and inclusive education teacher was constructed, analyzing gender identities in the teaching profession. Through the narratives of special education professionals about their experiences, it was possible to have a sample of the challenges they face in their daily school routine, and what actions they use to cope with them, taking into account the enormous effort they make to adapt the content and the school routine, respecting the limitations of the students. A qualitative, exploratory-descriptive, cross-sectional research was carried out. The participants were 8 Special Education teachers who work in the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. A semi-structured questionnaire with closed, multiple-choice or fill-in-the- blank questions covering different areas of the teacher's life and work was specially prepared for this study. The results showed that special and inclusive education teachers suffer from exhaustion due to the high demand for preparing teaching materials, bureaucratic work, overload and overcrowding of students, the lack of more teachers with specialization in special education, and the lack of time to meet these demands, directly impacting the quality of life of these teachers. The teachers report that they find their daily work stressful and challenging; some have already considered giving up their jobs and that they invest their own salaries in training. This study revealed the importance of creating more public policies aimed at teacher training, hiring more specialized labor in the area, the need for more investment in teaching materials and games, and a mental health policy aimed at these professionals. Keywords: Teaching Profession. Narratives. Special Education. Mental health.
Palavras-chave: Profissão Docente. Narrativas. Educação Especial. Saúde Mental.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9621
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação - Mary Juvencio Macedo.pdf821,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.