Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9614
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação Social e trajetórias de vida: os signficados do Projeto Criança e Adolescente Feliz (PCAF) para um grupo de jovens de Corumbá (MS). |
Autor(es): | Hesley Santana Salustiano |
Primeiro orientador: | Fabiano Quadros Ruckert |
Resumo: | A presente pesquisa foi possível por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal. A dissertação aborda e analisa as percepções de um grupo de jovens estudantes, egressos do Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), um dos projetos desenvolvidos pela Missão Salesiana na instituição denominada Cidade Dom Bosco, localizada no município de Corumbá (MS). A Cidade Dom Bosco foi fundada em abril de 1961 pelo Padre Ernesto Saksida, e através de diversos projetos sociais, atua há mais de 60 anos atendendo crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. Cientes da importância do trabalho desenvolvido pela Missão Salesiana na Cidade Dom Bosco, definimos, como eixos centrais da pesquisa, as seguintes questões: Quais os significados dos projetos sociais e educacionais para jovens em situação de vulnerabilidade? E o qual o impacto que o Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF) provocou na subjetividade de jovens corumbaenses que frequentaram a cidade Dom Bosco? Em linhas gerais, a finalidade da pesquisa foi compreender o que o PCAF significou na trajetória de vida de jovens corumbaense que em algum momento da sua vida estavam em vulnerabilidade social. Para atingir este objetivo, estabelecemos diálogo com um grupo de egressos do PCAF. Estes egresos aceitaram o convite para narrar memórias sobre experiências vivenciadas no PCAF e relataram suas percepções sobre o trabalho educacional dos salesianos, na Cidade Dom Bosco. O conjunto de narrativas foi gravado em áudio, e posteriromente, foi transcrito e interpretato. Na interpretação, adotamos a concepção de educação presente na obra de Paulo Freire e usamos referenciais teóricos da Sociologia de Pierre Bourdieu. No primeiro capítulo da Dissertação abordamos as concepções que a sociedade produz sobre os jovens. No segundo capítulo delimito as especialidades da pesquisa, apresentando aspectos gerais da cidade de Corumbá e estabelecendo relações entre a cidade e a Missão Salesiana. No terceiro capítulo interpretamos fragmentos dos relatos coletados com os jovens participantes da pesquisa. Nas considerações finais destacamos aspectos relevantes da pesquisa. Dentro deste escopo, a Dissertação concede especial atenção para o PCAF e para as práticas educacionais salesianas implantadas na Cidade Dom Bosco, no município de Corumbá. A partir de uma experiência de Educação Social conduzida pelos salesianos e voltada para jovens em situação de vulnerabilidade, a pesquisa demonstra que os projetos sociais educacionais desempenham um papel crucial na inclusão social e na redução das desigualdades, e, ao mesmo tempo, influenciam na construção de subjetividades juvenis. Palavras-Chave: Educação Social; Projetos Sociais; Salesianos; Juventude. |
Abstract: | This research was made possible through the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal. The dissertation addresses and analyzes the perceptions of a group of young students, graduates of the Happy Children and Adolescents Program (PCAF), one of the projects developed by the Salesian Mission in the institution called Cidade Dom Bosco, located in the municipality of Corumbá (MS). Cidade Dom Bosco was founded in April 1961 by Father Ernesto Saksida, and through various social projects, it has been operating for more than 60 years serving children, adolescents and young people in social vulnerability. Aware of the importance of the work carried out by the Salesian Mission in Dom Bosco City, we defined the following questions as the central axes of the research: What are the meanings of social and educational projects for young people in vulnerable situations? And what impact did the Happy Children and Adolescents Program (PCAF) have on the subjectivity of young people from Corumba who attended the city of Dom Bosco? In general terms, the purpose of the research was to understand what the PCAF meant in the life trajectories of young people from Corumba who at some point in their lives were socially vulnerable. To achieve this objective, we established a dialogue with a group of PCAF graduates. These graduates accepted the invitation to narrate memories about experiences lived at PCAF and reported their perceptions about the educational work of the Salesians in Cidade Dom Bosco. The set of narratives was recorded in audio, and was later transcribed and interpreted. In the interpretation, we adopted the conception of education present in the work of Paulo Freire and used theoretical references from Pierre Bourdieu Sociology. In the first chapter of the Dissertation we address the conceptions that society produces about young people. In the second chapter I define the research specialties, presenting general aspects of the city of Corumbá and establishing relationships between the city and the Salesian Mission. In the third chapter we interpret fragments of the reports collected from the young research participants. In the final considerations we highlight relevant aspects of the research. Within this scope, the Dissertation pays special attention to the PCAF and the Salesian educational practices implemented in Cidade Dom Bosco, in the municipality of Corumbá. Based on a Social Education experience led by Salesians and aimed at young people in vulnerable situations, the research demonstrates that social educational projects play a crucial role in social inclusion and reducing inequalities, and, at the same time, influence the construction of youthful subjectivities. Keywords: Social Education; Social Projects; Salesians; Youth. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9614 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação mestrado - Hesley - FINALIZADA.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.