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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO DE GEOGRAFIA E O CONCEITO DE GEODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM AQUIDAUANA-MS
Autor(es): JEAN CARLOS DE SOUZA SANTOS
Primeiro orientador: Ricardo Lopes Batista
Resumo: A principal política pública educacional apresentada nos últimos anos no Brasil foi, sem dúvidas, a implementação da Base Nacional Comum Curricular, que desencadeou uma série de reformulações nos currículos de referência estaduais e municipais. Dentre as mudanças promovidas no contexto da BNCC, viu-se a emergência da aglutinação das disciplinas em áreas do conhecimento, cujo impacto mais agudo foi observado na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, dentre as quais encontra-se a disciplina de Geografia. De modo ao apresentar uma contribuição à Geografia escolar, tem-se como objetivo geral investigar a potencialidade do desenvolvimento do conceito de Geodiversidade como construto teórico-prático para dinamizar a aprendizagem das categorias de análise da geografia no ensino fundamental II. O recorte espacial da pesquisa centra-se nas escolas da rede estadual de educação localizadas na área urbana de Aquidauana, sendo de modo mais específico analisado os objetos de conhecimento da disciplina Geografia do 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa apoia-se no método hipotético-detutivo lançando a hipótese de que é preciso disseminar o conceito de Geodiversidade para que os professores possam, de maneira consciente, relacionar os conteúdos curriculares com o ambiente ao seu redor, tornando aprendizagem mais significativa. Como método de abordagem lança-se mão de técnicas de pesquisa, análises bibliográficas e documentais, com especial atenção para os planejamentos mensais dos professores, entrevistas e de trabalho de campo. Busca-se ainda, identificar a conexão entre os conteúdos da BNCC e a realidade dos alunos, estimulando o raciocínio e o interesse pela geografia. Conclui-se que a integração deste tema no ensino de geografia, alinhada às políticas públicas, pode promover uma educação mais contextualizada. A valorização do ambiente local no currículo contribui não apenas para o desenvolvimento dos alunos, mas também para a preservação e valorização do patrimônio natural de suas respectivas comunidades.
Abstract: The main educational public policy presented in recent years in Brazil was, without a doubt, the implementation of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), which triggered a series of reforms in the state and municipal reference curricula. Among the changes promoted in the context of the BNCC, there was the emergence of the grouping of subjects into areas of knowledge, whose most significant impact was observed in the area of Human and Social Sciences Applied, including the subject of Geography. To contribute to school Geography, the general objective is to investigate the potential of developing the concept of Geodiversity as a theoretical-practical construct to enhance the learning of geography analysis categories in lower secondary education. The spatial focus of the research is on state education network schools located in the urban area of Aquidauana, with a more specific analysis of the knowledge objects of the 6th-grade Geography subject in lower secondary education. The research relies on the hypothetical-deductive method, hypothesizing that it is necessary to disseminate the concept of Geodiversity so that teachers can consciously relate curricular content with their surrounding environment, making learning more meaningful. As an approach method, research techniques, bibliographic and documentary analyses are used, with special attention to teachers' monthly planning, interviews, and fieldwork. Additionally, it seeks to identify the connection between BNCC content and students' reality, stimulating reasoning and interest in geography. It concludes that integrating this theme into geography teaching, aligned with public policies, can promote a more contextualized education. The appreciation of the local environment in the curriculum contributes not only to the students' development but also to the preservation and appreciation of the natural heritage of their respective communities.
Palavras-chave: Geodiversidade. Geografia. BNCC. Curriculo de Referência de MS. Ensino e Aprendizagem.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9603
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana)

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