Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9581
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: "UM TAL DE ACIDEZ DO SOLO": O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE ÁCIDOS E BASES
Autor(es): JOYCIELI PEREIRA ROCHA
Primeiro orientador: DANIELE CORREIA
Resumo: A química é frequentemente percebida pelos estudantes como uma disciplina que envolve conceitos complexos e de difícil compreensão. Para superar essas dificuldades, o professor deve utilizar metodologias que tornem o ensino de química mais atrativo e contextualizado a partir das vivências dos estudantes. Este estudo aborda o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso para o ensino de ácidos e bases. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), subprojeto Química, e envolveu a utilização de uma HQ sobre acidez de solos. O objetivo da pesquisa foi analisar indícios de evolução na aprendizagem de ácidos e bases a partir de uma atividade que envolveu a HQ sobre a temática da acidez do solo, bem como avaliar o nível de aceitação dos estudantes em relação a essa atividade. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários que visavam avaliar os conhecimentos dos estudantes sobre o tema antes e após a atividade com a HQ e investigar o nível de satisfação com as atividades desenvolvidas. Os resultados indicaram que a inserção dessa abordagem foi bem aceita e potencializou a compreensão dos conceitos por parte dos estudantes. Conclui-se que o emprego de metodologias envolvendo o uso de HQs pode ser uma aliada nas aulas de química, promovendo o interesse e a aprendizagem ativa dos estudantes.
Abstract: Chemistry is often perceived by students as a subject that involves complex and difficult-to-understand concepts. To overcome these challenges, teachers should employ methodologies that make chemistry instruction more engaging and contextualized based on students' experiences. This study addresses the use of comic strips (comics) as a resource for teaching acids and bases. The research was conducted within the scope of the Pedagogical Residency Program (PRP), subproject Chemistry, and involved the use of a comic strip about soil acidity. The objective of the research was to analyze indications of learning improvement in acids and bases through an activity that involved the comic strip on the topic of soil acidity, as well as to assess the students' acceptance level of this activity. The data collection instruments were questionnaires aimed at assessing students' knowledge of the topic before and after the activity with the comic strip and measuring the level of satisfaction with the activities carried out. The results indicated that the inclusion of this approach was well accepted and enhanced students' understanding of the concepts. It is concluded that the use of methodologies involving comics can be an ally in chemistry classes, promoting students' interest and active learning.
Palavras-chave: Educação
Química
Metodologias Inovadoras
Histórias em Quadrinhos.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9581
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Química - Licenciatura (INQUI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
17732.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.