Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9563
Tipo: Dissertação
Título: The Effects of Ecological Gamification on Learners’ Engagement
Autor(es): Lucas Fellipe dos Santos
Primeiro orientador: Anderson Correa de Lima
Resumo: A personalização de ambientes gamificados, como ambientes de aprendizagem baseados em jogos e gamificação, tem atraído atenção significativa no discurso contemporâneo. No entanto, os resultados permanecem inconsistentes, exibindo efeitos positivos, negativos ou nulos. Ao mesmo tempo, a maioria das pesquisas tem se limitado ao uso de estratégias tradicionais de gamificação (por exemplo, aquelas envolvendo pontos, medalhas e rankings). Para abordar essa questão, examinamos como a gamificação ecológica (ou seja, uma estratégia de design de gamificação nova baseada nos elementos de gamificação: chance, escolha imposta, economia, raridade e pressão do tempo) influencia o engajamento dos alunos (ou seja, atenção focada, usabilidade percebida, apelo estético e recompensa), de acordo com seus perfis de gamificação (ou seja, Filantropo, Socializador, Espírito Livre, Conquistador, Jogador e Disruptor). Uma investigação quase-experimental foi realizada com 104 participantes utilizando uma plataforma de aprendizagem gamificada, com dados analisados por meio de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais. Notavelmente, nossos achados foram duplos, revelando que i) a gamificação ecológica teve um impacto benéfico na percepção de usabilidade dos Disruptores e ii) aumentou a sensação de recompensa dos Jogadores. Com base nos resultados, também indicamos uma série de implicações práticas e fornecemos várias recomendações para estudos futuros. Essas percepções contribuem para a tecnologia de aprendizagem e aprendizagem gamificada, lançando luz sobre a personalização detalhada de sistemas educacionais gamificados.
Abstract: Personalization of gameful environments such as game-based and gamified learning environments has garnered significant attention in contemporary discourse. Nonetheless, the outcomes remain inconsistent, exhibiting positive, negative, or no effects. At the same time, most of the research has been limited to using traditional gamification strategies (e.g., those involving points, badges, and leaderboards). To tackle this issue, we examined how ecological gamification (i.e., a novelty gamification design strategy based on the gamification elements chance, imposed choice, economy, rarity, and time pressure) influences students’ engagement (i.e., focused attention, perceived usability, aesthetic appeal, and reward), according to their gamification profiles (i.e., Philanthropist, Socializer, Free-spirit, Achiever, Player and Disruptor). A quasi-experimental investiga tion was carried out with 104 participants utilizing a gamified learning platform, with data examined via partial least squares structural equation modeling. Notably, our findings were two folded revealing that i) ecological gamification had a beneficial impact on Disruptors’ perception of usability and ii) enhanced Players’ feelings of being rewarded. Based on the results, we also indicated a series of practical implications and provided various recommendations for future studies. These insights contribute to learning technology and gamified learning, shedding light on the nuanced personalization of gamified educational systems.
Palavras-chave: Terms—Gamification, game-based learning, learning technologies, engagement, quasi-experiment
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9563
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada

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