Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9554
Tipo: Dissertação
Título: ANÁLISE ENERGÉTICA EM SUPERMERCADOS
Autor(es): Marlon César Souza da Silva
Primeiro orientador: Frederico Silva Moreira
Resumo: Nos últimos anos, grandes redes de supermercados estão se tornando centros comerciais de grande relevância. O que antes era apenas um local de comercialização de alimentos e produtos de uso geral vem, a cada dia, aumentando o porte de suas construções, diversificando os produtos oferecidos e agregando outras lojas ao local. Consequentemente, o consumo de energia elétrica tem aumentado proporcionalmente. O objetivo deste trabalho foi encontrar maneiras de reduzir esse consumo, analisando os processos realizados nas unidades consumidoras e buscando oportunidades de implementação da eficiência energética. Foram realizadas medições, análises e busca de informações dentro das lojas da rede, possibilitando a análise dos processos e dos perfis de consumo de energia elétrica. Como resultado, são apresentadas soluções técnicas e comportamentais que possibilitam a otimização do consumo de energia, visando uma utilização mais sustentável. Um levantamento das contas de energia de 20 unidades consumidoras mostrou uma redução nos gastos através do ajuste dos contratos das lojas. Após as análises, verificou-se que, apenas com alterações no enquadramento tarifário, é possível obter uma economia de R$ 14.360,00 por mês, o que equivale a R$ 172.320,00 por ano. Houve também redução nos gastos com energia corrigindo o fator de potência das lojas que apresentavam essa necessidade. Foi possível obter uma economia de R$ 3.883,31 por mês, o que equivale a R$ 46.599,72 por ano, com um investimento se paga em 7 meses, através da economia nas contas de energia. O estudo de migração de todas as lojas do grupo para o mercado livre de energia demonstrou ser altamente recomendável. Essa ação pode representar uma redução significativa nos custos de energia, com uma economia estimada entre 27% e 32% do valor total gasto (R$ 900.000,00), o que pode resultar em uma economia de pelo menos R$ 243.000,00 por mês. Isso foi comprovado com a alteração feita em uma loja. Foram analisadas, de forma detalhada, duas unidades: uma mais nova e outra mais antiga. Com a instalação de medidores de grandezas elétricas em pontos estratégicos dentro dessas duas lojas, foi possível identificar pontos críticos de consumo, sugerir alterações e comparar os resultados. Essa análise abriu oportunidades para a aplicação de conceitos de eficiência energética, como mudanças comportamentais, sem necessidade de investimentos financeiros, gerando uma redução nos custos fixos das lojas. Os resultados obtidos podem ser replicados em qualquer loja do setor supermercadista, e já estão sendo incorporados aos projetos das novas lojas desse grupo. Palavras-chave: Energia Elétrica, Eficiência Energética, otimização de uso de energia, Supermercados.
Abstract: In recent years, large supermarket chains are becoming highly relevant shopping centers. What was previously just a place to sell food and general-use products is, every day, increasing the size of its buildings, diversifying the products offered and adding other stores to the location. Consequently, electrical energy consumption has increased proportionally. The objective of this work was to find ways to reduce this consumption, analyzing the processes carried out in consumer units and looking for opportunities to implement energy efficiency. Measurements, analyzes and search for information were carried out within the chain's stores, enabling the analysis of processes and electricity consumption profiles. As a result, technical and behavioral solutions are presented that enable the optimization of energy consumption, aiming for a more sustainable use. A survey of the energy bills of 20 consumer units showed a reduction in expenses through the adjustment of store contracts. After the analyses, it was found that, just by changing the tariff framework, it is possible to obtain savings of R$ 14,360.00 per month, which is equivalent to R$ 172,320.00 per year. There was also a reduction in energy costs by correcting the power factor of stores that had this need. It was possible to obtain savings of R$3,883.31 per month, which is equivalent to R$46,599.72 per year, with an investment that pays for itself in 7 months, through savings on energy bills. The migration study of all the group's stores to the free energy market proved to be highly recommended. This action can represent a significant reduction in energy costs, with an estimated saving of between 27% and 32% of the total amount spent (R$900,000.00), which can result in savings of at least R$243,000.00 per month. This was proven with the change made in a store. Two units were analyzed in detail: one newer and one older. With the installation of electrical magnitude meters at strategic points within these two stores, it was possible to identify critical consumption points, suggest changes and compare the results. This analysis opened up opportunities for the application of energy efficiency concepts, such as behavioral changes, without the need for financial investments, generating a reduction in the stores' fixed costs. The results obtained can be replicated in any store in the supermarket sector, and are already being incorporated into the projects of new stores in this group. Keywords: Electricity, Energy Efficiency, optimization of energy use, Supermarkets.
Palavras-chave: Energia Elétrica, Eficiência Energética, otimização de uso de energia, Supermercados
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9554
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Eficiência Energética e Sustentabilidade

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