Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9549
Tipo: Dissertação
Título: O espaço de jogo no Drama: práticas pedagógicas a partir do tropicalismo
Autor(es): Alexandre Luiz Porto Junior
Primeiro orientador: Ariane Guerra Barros
Resumo: RESUMO: esse artigo visa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas em arteeducação sob a ótica do teatro na linguagem do process drama (Cabral, 2006) como metodologia de ensino. Para tanto, reflito sobre o jogo (Huizinga, 2000) e o espaço de ação compartilhado (Sofia, 2012), em conjunto com a ideia de experiência (Larossa Bondía, 2002). Ademais, apresento o jogo como um conceito que permeia interações entre os seres, numa atividade muitas vezes considerada ociosa, mas que traz consigo uma potência de trocas de conhecimentos e significados entre os agentes envolvidos. PALAVRAS-CHAVE: arte-educação; teatro; process drama
Abstract: ABSTRACT: This article aims to contribute to the development of research in art education from the perspective of theater in the language of process drama (Cabral, 2006) as a teaching methodology. To this end, I reflect on the game (Huizinga, 2000) and the shared space of action (Sofia, 2012), together with the idea of experience (Larossa Bondía, 2002). Furthermore, I present the game as a concept that permeates interactions between beings, in an activity often considered idle, but which brings with it a power of exchange of knowledge and meanings between the agents involved. KEYWORDS: art education; dramatics; process drama.
Palavras-chave: arte-educação
teatro
process drama.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9549
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PORTO JUNIOR^J A. L.PDF1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.