Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9549
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alexandre Luiz Porto Junior | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T22:19:35Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T22:19:35Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9549 | - |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This article aims to contribute to the development of research in art education from the perspective of theater in the language of process drama (Cabral, 2006) as a teaching methodology. To this end, I reflect on the game (Huizinga, 2000) and the shared space of action (Sofia, 2012), together with the idea of experience (Larossa Bondía, 2002). Furthermore, I present the game as a concept that permeates interactions between beings, in an activity often considered idle, but which brings with it a power of exchange of knowledge and meanings between the agents involved. KEYWORDS: art education; dramatics; process drama. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | arte-educação | - |
dc.subject | teatro | - |
dc.subject | process drama. | - |
dc.title | O espaço de jogo no Drama: práticas pedagógicas a partir do tropicalismo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ariane Guerra Barros | - |
dc.description.resumo | RESUMO: esse artigo visa colaborar com o desenvolvimento de pesquisas em arteeducação sob a ótica do teatro na linguagem do process drama (Cabral, 2006) como metodologia de ensino. Para tanto, reflito sobre o jogo (Huizinga, 2000) e o espaço de ação compartilhado (Sofia, 2012), em conjunto com a ideia de experiência (Larossa Bondía, 2002). Ademais, apresento o jogo como um conceito que permeia interações entre os seres, numa atividade muitas vezes considerada ociosa, mas que traz consigo uma potência de trocas de conhecimentos e significados entre os agentes envolvidos. PALAVRAS-CHAVE: arte-educação; teatro; process drama | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
PORTO JUNIOR^J A. L.PDF | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.